Até 2015, calcula-se que os EUA receberá 5 milhões de imigrantes latinos.

Por Gazeta Admininstrator

Cidade do México - Segundo pesquisa publicada nesta na segunda-feira(8) aproximadamente 5 milhões de imigrantes latino-americanos migrarão para os Estados Unidos até 2015, mesmo que o Congresso norte-americano decida criminalizar ou legalizar os imigrantes ilegais.

A empresa de recrutamento norte-americana Manpower, que realizou o estudo, disse que endurecer as penalidades para imigrantes ilegais não seria suficiente para impedir que jovens adultos da América Latina viesse buscar uma vida melhor nos EUA.

O presidente da Manpower, Jeffrey Joerres, ressaltou que há uma abundância de mão-de-obra jovem na América Latina e que o envelhecimento da população em países mais desenvolvidos vai gerar uma demanda por trabalhadores.

"A imigração não pode ser detida e jovens são extremamente ambiciosos" - avaliou Joerres durante uma coletiva de imprensa.

Atualmente existe entre doze e 13 milhões de imigrantes ilegais nos EUA, sendo que cerca de 11 milhões deles são de origem mexicana.

A cada ano, mais 1 milhão de imigrantes legais ou ilegais entram no país.

O relatório é publicado no momento em que o Congresso americano considera uma proposta do presidente George W. Bush, que ofereceria a milhões de imigrantes ilegais um caminho para a obtenção da cidadania.

O plano, que inclui um programa de trabalho temporário, enfrenta grande oposição no Senado por parte dos próprios correligionários republicanos de Bush, e uma lei aprovada na Câmara dos Deputados propõe transformar a imigração ilegal em crime.

Na semana passada, milhares de imigrantes latino-americanos e ativistas da comunidade latina protestaram e fizeram greve em várias cidades americanas, mostrando seu peso sobre a economia para exigir direitos.

Autoridades na fronteira dos EUA com o México relataram um pequeno aumento no número de imigrantes que entram no país nos últimos dias, o que, segundo eles, pode estar ligado a esperanças de anistia.