Atentado da Califórnia: autoridades analisam depósito feito na conta de atirador

Por Gazeta News

sop-ap-spana-span---s_fran

Investigadores tentando entender o que motivou os atiradores de San Bernardino, na Califórnia, estão rastreando a atividade financeira do casal.  Um depósito de $28.500 dólares foi feito há duas semanas na conta de Syed Farook, de 28 anos, antes do tiroteio.

Os ataques mataram 14 colegas de trabalho de Farook, no dia 2. Segundo diferentes veículos da imprensa, em especial a rede “Fox News”, Farook teria recebido perto de 18 de novembro essa quantia de dinheiro em sua conta de banco online de Utah, o Webbank.Com.

Farook ganhava $53 mil dólares por ano como inspetor sanitário de restaurantes para o condado de San Bernardino.

Depois que o casal foi morto em uma troca de tiros com a polícia, investigadores encontraram mais armas, bombas e munição na casa deles.

Agora, a polícia tenta determinar se a retirada de $10 mil dólares, em 20 de novembro, de uma agência do banco Union Bank de San Bernardino, foi usada para pagar Enrique Marquez, que comprou os dois fuzis semiautomáticos AR-15 utilizados por Farook e sua esposa, Tashfeen Malik, na tragédia.

Nos dias que antecederam o tiroteio, houve pelo menos três transferências de $5 mil dólares na conta da mãe de Farook, Rafia, acrescentou a Fox.

Esses depósitos e saques em dinheiro representam “provas importantes de premeditação” e desvirtuam a hipótese de que o crime teria sido ocasionado por uma briga durante um jantar de confraternização da empresa.

Investigadores estão focando se a esposa, que nasceu no Paquistão e se mudou para os EUA em 2014, radicalizou seu marido, que nasceu em Chicago.