Atirador do aeroporto de FFL irá a julgamento dia 17 de janeiro

Por Gazeta News

audiencia atirador aeroporto Amy Beth Bennett Sun Sentinel site

Esteban Santiago, 26 anos, autor do tiroteio no Aeroporto International de Fort Lauderdale na sexta-feira, 6, compareceu ao tribunal para a primeira audiência na segunda, 9, onde foi nomeado o seu advogado de defesa, Bob Berube, e feitas formalmente as acusações de assassinato, uso de armas de fogo e violência em um aeroporto internacional.

Os promotores pediram a prisão preventiva porque Santiago é considerado perigoso e pelo risco de fuga. A audiência de detenção de Santiago está agendada para 17 de janeiro e a audiência final será no dia 23 de janeiro. Duas das acusações levam a pena máxima de sentença de morte.

O vídeo da câmera de segurança no aeroporto, publicado nesta semana pelo site TMZ.com, mostra Santiago pegando uma arma da cintura e abrindo fogo na área de recebimento das bagagens do Terminal 2 do FLL. Na terça-feira, 10, o policial Michael Dingman, 46, que trabalha no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, foi suspenso temporariamente, enquanto continuam as investigações, por suspeita de vazamento do vídeo.

O motivo para o ataque ainda é desconhecido, mas o xerife do condado de Broward, Scott Israel, disse que Santiago relatou aos investigadores que um chip foi colocado em sua cabeça por uma agência governamental.

O jovem, ex-veterano da Guerra do Iraque, pode sofrer de transtorno de estresse pós-traumático, como um em cada cinco veteranos que serviram no Iraque ou Afeganistão desenvolvem a aflição a cada ano, de acordo com o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA.

Parentes de Santiago em Nova York e Porto Rico disseram a repórteres que o veterano militar mudou o comportamento depois de servir no Iraque de 2010 a 2011.

Segundo informações das autoridades à rede ABC News, Santiago inicialmente fez uma reserva para voar para Nova York na véspera de Ano Novo, mas cancelou o voo por uma razão desconhecida e reservou um bilhete de ida, no valor de $ 278 para Fort Lauderdale.

Uma das pessoas feridas foi liberada esta semana do hospital e pelo menos outras três permanecem no Broward Health Medical Center. Quatro das cinco vítimas fatais foram identificadas através de relatos da mídia: Shirley Timmons, 70 anos, Terry Andres, 62, Olga Woltering e Michael Oehme, 57.

O ataque provocou reação imediata em diversos outros aeroportos dos EUA, como Miami, Nova York e Boston. Desde então, há uma presença maior visível de agentes de segurança com direito a armamento pesado e veículos blindados estacionados nos terminais.

Com informações do Sun Sentinel.