Atirador de FLL pode ser condenado à morte

Por Gazeta News

O americano Esteban Santiago, 26 anos, foi acusado formalmente pela Procuradoria Federal da Flórida e pode ser condenado à pena de morte pelo ataque que resultou na morte de cinco pessoas e feriu outras oito, no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, na sexta, 6.

Santiago se apresentará a um tribunal em Fort Lauderdale para a primeira audiência na próxima segunda-feira, 9. O ato de violência poderá levar à punição máxima de execução, segundo a BBC.

"As acusações representam a gravidade da situação e refletem o compromisso do pessoal federal, estadual e local de aplicação da lei para proteger continuamente a comunidade e processar aqueles que visam nossos moradores e visitantes", disse o promotor Wilfredo Ferrer.

Afastamento psiquiátrico

Ex-militar, Esteban Santiagopassou dez meses servindo ao país e chegou a lutar na Guerra no Iraque. A família relatou a mudança no comportamento do jovem depois disso.

Segundo as autoridades, Santiago foi afastado para tratamento psiquiátrico em novembro, após dizer a uma agência do FBI que ouvia vozes e que a mente dele estava sendo controlada pela CIA. O jovem também afirmou que estava sendo obrigado a assistir vídeos do grupo terrorista Estado Islâmico.

Esteban tinha ficha na polícia do Alasca por agressão. A Polícia Federal americana acha que ele agiu sozinho mas ainda não encontrou indícios de que tenha sido um ato de terrorismo e estão investigando se a doença mental foi o que desencadeou o ataque. De acordo com documentos do tribunal, ele disse aos agentes que planejou o ataque e comprou um bilhete de ida para a Flórida. Os documentos apontaram ainda que, a Polícia do Alasca chegou a recolher a arma do jovem enquanto estava na Guarda Nacional, mas devolveram no mês passado depois de uma avaliação médica apontar que ele não estava mentalmente doente. Fonte: Reuters.