Atitudes que podem fazer seu filho morrer antes de você

Por Poliane Novaes

O tema desse artigo não é exagero, é apenas uma forma de traduzir a falta de tempo e atenção de muitos pais com a educação alimentar dos seus filhos. A criança não tem dinheiro e nem condições de ir ao supermercado comprar seu próprio alimento e, muito menos, responsabilidade ou idade para prepará-los. Ao longo da minha carreira, já escutei inúmeras justificativas dos pais em relação ao mau hábito alimentar de seus filhos. A maioria se resume na falta de tempo para o preparo de “coisas mais saudáveis” ou na rejeição por parte dos filhos em aceitar o que é mais saudável. Os pais são e sempre serão os grandes culpados pela má formação alimentar de seus filhos. Infelizmente, muitos ignoram o fato de que são grandes contribuidores para levar os seus filhos ao caminho da morte, afinal, nós somos o que comemos, a alimentação cura ou mata. Segue abaixo uma lista de hábitos e atitudes que os pais podem se atentar e mudar, antes que seja tarde demais.

1) Horário para se alimentar O horário no qual seu filho deve comer, é aquele que você estabelece e não o horário que ele quiser. Se seu filho não comer o que você oferecer, espere a fome dele apertar e ofereça novamente. Não permita que ele coma o que quiser, com medo de que ele fique com fome. Lembre-se, o hábito dele está sendo formado e você é o responsável por isso.

2) Tipo de carboidrato Analise os rótulos dos alimentos, não compre produtos fonte de carboidrato que sejam pobres em fibras alimentares e ricos em açúcar. Prefira aqueles que possuam, no máximo, 8g de açúcar em sua composição e pelo menos 3g de fibras por porção indicada no rótulo. Carboidrato simples, sem fibras, propicia o aparecimento de doenças graves.

3) Alimentos industrializados Organize-se e separe ao menos 1 hora da sua semana para fazer bolos, cookies, sorvetes em casa. Diminua a quantidade de alimentos industrializados na sua casa. Seu filho come aquilo que tem em casa. Evite enlatados, comidas prontas, sucos prontos cheios de açúcares adicionado e salgadinhos cheios de corantes e gordura.

4) Sedentarismo Incentive seu filho à prática de atividade física, brincadeiras que o fará movimentar o corpo e aumentar o gasto energético. Limite as atividades que o faça ficar sentado por muito tempo.