
Pequenas infrações de tráfego geralmente não provocam grandes preocupações a todos os motoristas, a não ser quando se trata de um imigrante indocumentado.
Uma coalizão de aproximadamente 30 congregações religiosas diz que, muitas vezes, problemas envolvendo o status imigratório tem feito com que o Palm Beach County Sheriff’s Office leve alguém para a cadeia, em casos que geralmente só resultariam em uma multa ou comparecimento à Corte. As informações são do “Sun Sentinel”.
O grupo People Engaged in Active Efforts (PEACE) defende que prender imigrantes depois de pequenas infrações de tráfego é injusto, custa ao contribuinte e aumenta o medo em comunidades imigrantes, fazendo com que pessoas colaborem menos com a ação de policiais.
O grupo está pedindo que o xerife Ric Bradshaw faça mudanças para evitar deportações e a separação de famílias.
“É parte de um esforço para quebrar a barreira do medo do xerife”, disse Jill Hanson do PEACE.
Em junho, Bradshaw se reuniu com representantes do grupo e pediu tempo para analisar as propostas.
Em resposta ao “Sun Sentinel”, a porta-voz do gabinete, Teri Barbera, disse que o xerife permanece nos “estágios iniciais de discussão” com o PEACE. Barbera disse ainda que o escritório não iria responder a perguntas sobre questões de identificação de imigrantes ou quantas pessoas estão presas por questões de imigração.
A primeira mudança proposta pelo PEACE pede que o escritório do xerife comece a aceitar formas mais alternativas de identificação quando alguém é pego dirigindo sem licença em vez de chamar as autoridades federais de imigração ou prender o motorista.
Ao aceitar cartões de identificação consulares ou passaportes estrangeiros, juntamente com o comprovante de um endereço local, os policiais poderiam verificar se há antecedentes criminais mais graves.
Enquanto dirigir sem licença é contra a lei, independentemente da cidadania, os imigrantes não devem ser levados para a cadeia quando outros motoristas não são, de acordo com defensores dos imigrantes.
A segunda mudança proposta pelo PEACE pede que o escritório do xerife siga o exemplo do Broward Sheriff’s Office, do Miami-Dade Police Department e agências de aplicação da lei em todo o país que deixaram de cumprir automaticamente com o pedido federal de segurar pessoas com um status imigratório questionável. Também conhecido como “hold de imigração”, esse procedimento dá ao US Immigration and Cutoms Enforcement (ICE) 48 horas para assumir a custódia de uma pessoa.