Atlantis pronto para o lançamento.

Por Gazeta Admininstrator

O ônibus espacial Atlantis foi levado nesta quarta-feira (2) para a rampa de lançamento no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, de onde deverá ser lançado no final de agosto (no dia 27 ou 28) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

A transferência da nave teve de ser adiada duas vezes nesta semana devido às fortes tempestades que atingiram a região. O caminhão que rebocou a nave demorou quase oito horas para completar o trajeto de 6,75 quilômetros do hangar até a rampa 39B. Antes da operação, os técnicos instalaram o tanque de combustível e os foguetes propulsores na nave.

Apesar dos atrasos, a Nasa terá tempo suficiente para conectar os canos de combustível e as linhas de energia e testar os geradores de eletricidade. Além disso, serão colocados no depósito da nave o conjunto de vigas e painéis solares que a nave levará até a ISS. Os painéis proporcionarão 25% da energia que a estação espacial necessita.

A viagem da Atlantis será a terceira desde o acidente com o Columbia em 1º de fevereiro de 2003, quando a nave se desintegrou ao entrar na atmosfera, matando seus tripulantes.