Aumenta a prisão de imigrantes em estações de trens e ônibus

Por Gazeta News

Advogados e especialistas dizem terem visto um aumento considerável em casos de apreensão de imigrantes indocumentados em estações públicas.

Os casos de imigrantes indocumentados sendo pegos por agentes de imigração em estações de transporte público, como do Greyhound e Amtrak, tem sido cada vez mais frequentes. No entanto essas buscas não têm sido muito divulgadas.

Steve Cribby, porta-voz do U.S. Customs and Border Protection, diz que agentes têm a autoridade para efetuar controles de imigração em locais públicos. E batidas em ônibus Greyhound e Amtrak são destinadas a interromper as atividades de contrabando humano para o interior do país, disse ele. As verificações são consistentes com os anos anteriores, ele disse.

Mas advogados dizem terem visto um aumento significativo. Em uma recente visita ao Broward Transition Center, no sudoeste Broward, a advogada Sara Van Hofwegen falou com 12 detentos, dos quais cinco foram presos em um Greyhound.

Juliet Williams, assistente dos escritórios de advocacia de Kantaras & Andreopoulos, na Flórida Central, estima que a empresa tem observado um aumento de apreensões em ônibus Greyhound de cerca de 25% nos últimos dois anos.

“Nós ajudamos as autoridades locais e do governo, como o Immigration and Customs Enforcement e a Patrulha de Fronteira, conforme necessário”, disse o porta-voz da Greyhound Bonnie Bastian em um e-mail. Quanto a Amtrak, a porta-voz Christina Leeds afirmou que o serviço tem uma “relação de longa data” com agências de aplicação da lei federais, estaduais e locais.