Aumenta infestação de piolho no sul da Flórida

Por Gazeta News

piolho-carl-juste-miami-herald
[caption id="attachment_130672" align="alignleft" width="294"] Técnicas realizam tratamento de combate aos piolhos em Alyssa Barcelo, 13 anos. Foto: Miami Herald[/caption]

O Departamento da Saúde de Flórida não divulgou o número de casos, mas já registra um aumento no número de pessoas com piolhos desde setembro.

Segundo Daisy Diego-Gonzalez, porta-voz das escolas públicas do condado de Miami-Dade, geralmente aumentam os casos de piolhos entre as crianças, chegando também aos adultos após o retorno das aulas.

O pico de infestação de piolhos também cresce no inverno, quando aumenta o uso de chapéus e casacos.

Os condados de Broward e Miami-Dade já registraram um aumento no número de casos.

Aberta em 2014, a Lice Troopers, oferece tratamento de combate aos piolhos e já possui quatro franquias no sul da Flórida. O centro de tratamento está se expandindo à medida que o número de clientes tem aumentado.

Hoje, a clínica funciona com centros em Gables, Kendall, Bay Harbor e Hollywood. Todas as quatro franquias têm registrado diariamente dezenas de pacientes e deverão ser abertas novos pontos em Doral e Pembroke Pines.

De acordo com o CEO e fundador do Lice Troopers, Arie Harel, além das crianças menores, tem havido um aumento de estudantes do ensino médio também contraindo o parasita.

Harel atribui o crescimento dos negócios à imunidade dos piolhos aos tratamentos químicos, ao aumento de selfie tiradas pelos adolescentes (o que tem aumentado o contato próximo) e à forma manual de tirar os parasitas.

O centro se especializou em tratamento com produtos químicos e a posterior remoção manual dos piolhos e lêndeas com ajuda de pente-fino.

De acordo com o Dr. Aileen Marty, médico de doenças infecciosas da Florida International University, há piolhos com imunidade aos tratamentos – os chamados super piolhos – que agravam o problema."Os piolhos que se tornam resistentes aos remédios são um desafio”, disse.

Os médicos começaram a recorrer a pesticidas mais poderosos e tóxicos como lindane, malathion e carbaryl.Mas, segundo os médicos, estes estão perdendo sua eficácia também devido à resistência, disse.

Os “salões” que trabalham com tratamento de combate aos piolhos não são regulamentados pelo estado da Flórida e os técnicos não têm licenças estaduais. As técnicas da Lice Troopers fazem treinamento por cerca de seis semanas antes de trabalharem diretamente com os clientes.

De acordo com oCentro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), um número estimado de 6 milhões a 12 milhões de infestações ocorrem a cada ano nos Estados Unidos entre as crianças de 3 a 11.

Fonte: Miami Herald