Aumenta o número de Brasileiros em Portugal

Por Gazeta News

Embora o número de imigrantes em Portugal tenha diminuído pela primeira vez desde 1980, o número de brasileiros que escolheram viver no país aumentou.

“A crise [econômica] pode explicar uma menor captação de fluxos migratórios”, admitiu o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, quanto a apresentação do relatório anual (2010) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.

Atualmente os romenos, com 36.830 pessoas, constituem mais de 8% dos estrangeiros residentes em Portugal, só sendo suplantados pelas comunidades brasileira (119,195 pessoas, correspondentes a mais de 26% do total de imigrantes), Ucrânia (66.794 pessoas, que representam mais de 11% do total estrangeiros no país) e Cabo Verde (as 43.510 registadas correspondem mais de 9% da imigração).

Apesar do crescimento econômico brasileiro, o número de brasileiros continua aumentando em Portugal. Em relação a 2009, registou-se um acréscimo de mais de 3.000 pessoas. Dos restantes, somente a Romênia, com um crescimento percentual de 13,47 pontos, registra um crescimento superior.

A distribuição geográfica das colônias de imigrantes em Portugal também foi objeto de análise do SEF. O mapa traçado mostra que os estrangeiros, a exemplo dos nacionais, se fixam mais nas províncias do litoral. Mas, se no caso dos portugueses há maior predominância populacional na região Norte, já no que se refere aos estrangeiros é a zona Sul do país a mais procurada.