Aumenta o número de imigrantes presos na fronteira com o México, diz CBP

Por Gazeta News

prisão nas fronteiras - CBP

A apreensão de imigrantes indocumentados na fronteira do México com os Estados Unidos aumentou no mês passado depois de um período de queda ao longo do inverno, disseram autoridades de imigração. A expectativa é que os casos continuem aumentando no verão.

No mês passado, 33.335 pessoas foram pegas atravessando a fronteira sul ilegalmente, 7.259 a mais que em fevereiro, representando um aumento de 28%, disse o Customs and Border Patrol.

Desses, 4.452 eram membros de famílias viajando juntos, 46% a mais que no mês anterior. Outros 4.240 eram jovens desacompanhados, 37% a mais que no mês anterior.

O número de famílias pegas atravessando ilegalmente quase que triplicou em relação ao mesmo período no ano passado, e o número de crianças desacompanhadas quase dobrou.

Os números são significativamente mais altos do que em 2014, quando muitas famílias com crianças chegaram, levando autoridades dos EUA a tomar medidas de emergência, incluindo a expansão do processamento de detenções, abrigos e serviços nos fóruns. Naquele ano, mais de 68.500 crianças desacompanhadas e aproximadamente o mesmo número de membros de famílias foram pegos atravessando a fronteira ilegalmente.

De outubro a março desse ano, aproximadamente 28 mil jovens desacompanhados foram pegos na fronteira, um aumento de 78% comparado com esse período no ano passado e apenas 3% a menos que o mesmo período em 2013-14.

Muitos dos jovens e membros de família são da América Central, continuando a mesma tendência de 2014. Até agora, a maioria das famílias está vindo de El Salvador, com 11.093 apreensões, em relação a 10.872 no mesmo período no ano passado. Fonte: LA Times.