Aumenta o número de mortes por acidentes de motos na FL

Por Arlaine Castro

motorcycle-pixabay
[caption id="attachment_149867" align="alignleft" width="336"] Alta velocidade, álcool e falta de capacete são principais fatores para as mortes, aponta o NHTSA. Foto: Pixabay.[/caption]

O número de acidentes fatais envolvendo motociclistas tem aumentado nos últimos anos nos Estados Unidos. De acordo com um relatório da Florida Highway Safety e Motor Vehicles de acidentes de trânsito, ao todo, o número de motocicletas registradas em todo o país passou de 6,6 milhões para 8,4 milhões, de 2014 para 2015.

Os últimos dados de 2015 contabilizam 4,976 motociclistas mortos em acidentes de trânsito - um aumento de 8% em relação a 2014. Em todo o país, as motocicletas de duas rodas representaram 93% dos acidentes fatais.

A Flórida é um dos estados mais populares para viagens de moto e lidera o número de mortes por acidentes com esse tipo de transporte. Um estudo da American Automobile Association apontou um aumento de 30% no número de mortes de motociclistas desde 2014.

Em 2015, 606 motociclistas morreram no estado. Em 2014, 449 motociclistas e/ou passageiros morreram em acidentes de trânsito em comparação com 462 em 2013. Os motociclistas representam apenas 7% dos motoristas licenciados, mas uma em cada cinco pessoas mortas em acidentes rodoviários estava em uma motocicleta. O número de motocicletas registradas no estado aumentou cerca de 3% durante o mesmo período de tempo e estão envolvidas em 20% das mortes de veículos no estado.

Dentre os condados com maior número de mortes por acidente de moto, Miami-Dade aparece em primeiro lugar, com 67 mortes; Broward em terceiro com 42; Orange com 26 mortes ficou em sexto, junto com Lee; Brevard ficou em nono com 22 mortes, e Volusia com 21 mortes ficou em 11°, de acordo com dados de 2014 a 2015 do AAA.

Falta de capacete

De acordo com dados da National Highway Traffic Safety Administration, as causas mais frequentes de acidentes fatais de motocicletas envolvem alta velocidade e a falta do uso do capacete. Cerca de 40% dos motociclistas mortos em acidentes entre 2013 e 2015 não estavam usando capacetes. Na Flórida, a lei permite que pessoas acima de 20 anos pilotem moto sem capacete, o que aumenta a probabilidade de acidentes fatais pela falta da proteção. Os dados revelam também que, cerca de 94% dos motociclistas que se acidentaram na Flórida são residentes do estado e metade de todos os acidentes de moto na Flórida ocorrem durante o fim de semana.

Abuso do álcool

De acordo com a NHTSA, em 2015, 27% dos motociclistas que estavam envolvidos em acidentes fatais tinham uma concentração de álcool no sangue (BAC) de 0,08% ou mais (a definição nacional de condução em estado de embriaguez). Isso se compara com 21% dos motoristas de automóveis de passageiros, 20% para motoristas envolvidos em falhas fatais e com 2% dos grandes motoristas de caminhão.

Em 2015, os motociclistas fatalmente feridos com idade entre 35 e 39 anos apresentaram a maior taxa de envolvimento alcoólico (37%), seguido do grupo de 45 a 49 anos (36%).

Alta velocidade

Em 2015, 33% de todos os motociclistas envolvidos em acidentes fatais estavam em alta velocidade, em comparação com 19% de motoristas de automóveis com passageiros, 15% para motoristas de caminhões leves e 7% para caminhões grandes, de acordo com NHTSA.

Brasileiros

No mais recente caso envolvendo brasileiro, o jovem Rafael Silva, 26 anos, de Tocantins, perdeu a vida no último sábado, 22, quando pilotava sua moto no cruzamento da Ponderosa Dr com a Palmetto Park Road, em West Boca. O jovem vivia nos Estados Unidos há mais de 17 anos, e escolheu a Flórida para morar nos últimos tempos onde tinha uma empresa de pintura, segundo relato da mãe de Rafael, Flávia Pereira, que mora na Califórnia.

Outro brasileiro que perdeu a vida em acidente de moto no sul da Flórida foi o mineiro Justino Neto Oliveira, de 25 anos, conhecido na comunidade como Netinho. Oliveira faleceu na noite de 31 de maio após sua moto colidir na traseira de um carro ao norte da Sawgrass Express, ao sul da Sample Road.