Aumentam apreensões em travessia ilegal para os EUA pelo Caribe

Por Gazeta News

barcos apreendidos

No último ano fiscal, que terminou em 30 de setembro, autoridades americanas capturaram, interceptaram e seguiram pelo menos 5.585 haitianos, 3.940 cubanos e centenas de dominicanos e pessoas de outros países caribenhos tentando entrar nos Estados Unidos pelo mar do Caribe. Isso representa pelo menos 3 mil apreensões a mais do que nos últimos anos. As informações são da “Associated Press”.

Em relação a haitianos, a apreensão foi a maior dos últimos cinco anos e, entre os cubanos, o número é o maior em seis anos. Não há números documentando quantos conseguiram chegar aos EUA ou quantos morreram no caminho.

Desde o início desse ano fiscal, em 1º de outubro, mais de 1.920 imigrantes, a maioria de Cuba ou do Haiti, foram presos tentando chegar à costa dos EUA. A Guarda Costeira acredita que esse número irá aumentar depois do recente anúncio de mudanças no sistema de imigração, incluindo a aceleração de pedidos de vistos para haitianos que já tiveram a aprovação de se unir a familiares nos EUA.

“Qualquer mudança nas leis de imigração pode causar um aumento na imigração, porque isso da esperança mesmo para aqueles que não são elegíveis a receberem benefício”, disse o Capitão Mark Fedor, do 7º distrito do Cost Guard.

Não está claro porque os números estão aumentando. Pobreza e repressão política sempre fizeram com que caribenhos enfrentassem a perigosa viagem por mar para chegar aos EUA. O departamento de imigração e a Guarda Costeira disseram também que mais um verão calmo e sem muitas tempestades pode ter impulsionado mais pessoas a arriscarem suas vidas, além da recuperação econômica. Eles dizem também que mais prisões podem resultar em melhorias nas investigações.