Aumentam os crimes de clonagem de cartões

Por Gazeta Admininstrator

A crise econômica tem feito com que um golpe não muito novo, retorne à praça, colocando em risco as contas de cartões de crédito de um número incontável de pessoas. As autoridades alertam que máquinas que, supostamente, deveriam processar uma cobrança legítima de cartão de crédito, em estabelecimentos comerciais, são capazes de, na verdade, clonar os cartões.

O fato foi denunciado pela rede de TV CBS. Uma das vítimas foi o produtor Gio Benitez que, recentemente, foi informado por seu banco que alguém havia utilizado seu cartão de crédito para sacar dinheiro. De acordo com a denúncia, as informações do cartão de Benitez foram clonadas.

- O banco me ligou, imediatamente, tão logo verificou as transações suspeitas. Eles me disseram que estariam suspendendo meu cartão de crédito porque alguém o havia duplicado – conta Benitez. De acordo com informações prestadas pelo FBI (Federal Bureau of Investigation), o número de prisões por envolvi-mento em fraudes de cartões de crédito cresceu 31%, no Sul da Flórida, entre 2007 e 2008.

Segundo o agente Michael Fithen, citado pela rede de televisão, a vítima não tem como saber se o seu cartão foi clonado ou não, até que receba um alerta do banco, ou constate, pessoalmente, alguma transação suspeita em sua conta.
- Esses, para nós, são casos típicos, e podem exceder centenas de milhares de dólares.

E quando você multiplica isso pelo volume de casos que vemos aqui, não é imaginação dizer que excedem centenas de milhares de dólares – diz o agente.

A Flórida tem se mostrado um alvo favorável a este tipo de fraude, considerando sua grande população flutuante, durante a temporada de inverno, e o número de turis-tas de recreação e negócios, durante todo o ano.

Para prevenir a clonagem e o roubo de informações do seu cartão de crédito, o Serviço Secreto norte-americano e especialistas da indústria recomendam as seguintes precauções:

1 Monitore suas transações de cartão de crédito e extratos bancários, constantemente.

2 Nunca deixe seu cartão de crédito fora do alcance de sua vista.

3 Proteja sua bolsa e carteira. Uma das principais táticas de roubo de identidade é o roubo de pertences pessoais que contenham informações pessoais.
4 Carregue com você o menor número de cartões de crédito e de itens possível.

5 Fique atento para que ninguém veja o PIN do seu cartão de débito ou de crédito.

6 Fique atento à presença de pessoas estranhas quando estiver utilizando um caixa eletrônico.

7 É comum ser solicitado a apresentar um documento de identidade na hora de realizar uma compra, mas nunca, por exemplo, o nome completo de sua mãe, ou data de nascimento.

8 Na hora de fazer compras online, certifique-se de que seu programa anti-virus está atualizado.

9 Apenas compre em sites seguros e que tenham a indicação do cadeado na parte inferior da página.

10 Pergunte o nome de cada pessoa a quem entregar o seu cartão de crédito, como por exemplo, garçons e vendedores de lojas. Assim, caso algo de errado aconteça, você terá a quem se reportar.