Autoestima - Champagne com Carmem

Por Carmem Gusmao

fitness-332278_1280

A autoestima é a valorização subjetiva que você faz de si mesmo, baseado em seus atos, na sua maneira de se relacionar com os outros e com o mundo a seu redor. Eu percebo que a maioria dos problemas começa com uma baixa autoestima e o agravante, nesse caso, é que não é uma coisa que você tem ou não, mas sim uma construção própria que nasce, cresce ou diminui de acordo como você recebe e interpreta as situações da vida.Pessoas negativas tendem a ter uma autoestima baixa. É como se, inconscientemente, ela não se ache merecedora de coisas boas. Em geral, sofreram ou sofrem abusos verbais, abandonos e não conseguiram superar. Já as pessoas com auto estima alta (nunca confundir com egocentrismo e soberba), tenderão a ser mais bem sucedidas, tanto no aspecto material como nas relações sociais e amorosas. São pessoas que atraem, geralmente, fazem muito sucesso.

Mulheres que sofrem violência doméstica por muito tempo sem conseguir colocar um ponto final, com certeza tem a autoestima tão baixa que não se acham  merecedoras de nada melhor e, muitas vezes, se sentem até culpadas por serem vítimas da violência,

Tenho observado que, com o aumento exagerado de sites de relacionamentos, muitas pessoas correm incessantemente atrás de um príncipe encantado para ser feliz. Aí começa uma maratona de jantares, encontros frugais que terminam em nada e vem o sentimento de fracasso, de não ter encontrado a outra metade que vai trazer a tão sonhada felicidade!

Na verdade, ninguém te faz feliz, a felicidade está em você. Você tem que se amar muito para, depois, amar alguém. Felicidade se compartilha e não é um troféu que vem junto com um relacionamento amoroso, com uma montanha de dinheiro, viagens, filhos, cachorros, etc. Muitas pessoas simples são extremamente felizes. Conheço mulheres sozinhas que exalam felicidade, porque encontraram em si mesmas motivos para serem felizes; se pintar um relacionamento vai ser ótimo, mas não é o causador da felicidade. Ele pode aumentar e alimentar a felicidade, mas se ela não vier de você, não será consistente! Portanto, tente aumentar sua autoestima e tudo ficará mais fácil. Elimine pessoas negativas de sua vida, elas possuem um veneno quase mortal.

Mude o lamento para decisões. Seja responsável pelas mudanças que você precisa. Sonhe sonhos possíveis, mesmo que você os conquiste pouco a pouco. Sonhos inatingíveis são a armadilha perfeita para a frustação e, consequentemente, baixa de autoestima. Se autoanalise ou faça análise para ter uma visão realista de si mesma e mudar atitudes que não te favorecem, Assuma seus defeitos e se aceite como você é. Claro que não é para se acomodar, melhore o que for possível, mas não busque a perfeição!

Eu já sofri muito, pois sou avoada e vivo perdendo chaves, celulares e números de voos. Depois de me cobrar ‘muiiiito’, achei algumas soluções que me ajudaram. Passo todos os números e bilhetes aéreos para minha filha, ou ela mesmo compra e me passa, mas sempre salvando no email, pois sabe que vou perder. Criei um lugarzinho lindo para chaves e sempre tento colocar no mesmo lugar, vou me treinando.

Quando fracassar em algum projeto, encare como um fato normal, use como um meio de aprender com a experiência e nunca como prova de incapacidade. Expresse suas opiniões e vontades e sempre respeite a opinião dos outros, mesmo que não concorde. Respeitar é diferente de concordar!

Ande em lugares e grupos diferentes, não tenha medo de experimentar o novo. Seja gentil sempre. Pessoas com autoestima baixa tendem a atacar porque sempre tem certeza que serão atacadas. No mais, tente começar essas mudanças hoje. Você merece ser feliz, pode ter certeza que sim! Tenha uma semana linda! Beijos e much love!!!