Autor de ataque em FLL lutou no Iraque e recebia tratamento psiquiátrico

Por Gazeta News

Joe Raedle Getty Images site

Agentes policiais federais disseram que o atirador suspeito do ataque mortal no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood nesta sexta, 6, entrou em uma discussão durante a viagem do Alasca à Flórida.

Eles estão agora investigando se isso pode ter ligação com o tiroteio que deixou cinco mortos e outros oito feridos. Cerca de 30 pessoas foram encaminhadas para hospitais da região.

Esteban Santiago-Ruiz, de 26 anos, pegou um voo da Delta Airlines do Alasca para a Flórida com uma parada em Minnesota, disseram autoridades. Em algum lugar ao longo do caminho, ele entrou em uma discussão durante o voo.

De acordo com o comissário da Broward Chip LaMarca, Santiago-Ruiz desembarcou com uma arma na bagagem, a qual ele havia declarado, conforme as regras de voos.

"Ele retirou sua bagagem, pegou a arma que estava dentro e foi para o banheiro para carregá-la e de lá saiu para atirar", disse LaMarca.

A polícia conseguiu prender o suspeito sem ter que disparar as armas, após ele ter ficado sem balas. Ele está sendo interrogado, de acordo com as autoridades.

Segundo informações da polícia, Santiago seria da Guarda Nacional, foi recentemente liberado por desempenho insatisfatório. A família é portorriquenha, mas Santiago nasceu em Nova Jersey e residia atualmente no Alasca.

Em novembro de 2016, o jovem suspeito relatou ao escritório do FBI em Anchorage, Alasca, que ouvia vozes e estava sendo forçado para se juntar ao Estado Islâmico (ISIS) e foi enviado para um hospital psiquiátrico, segundo informações da CBS.

Em 2011 ou 2012, ele foi investigado pelo Departamento de Segurança e Cidadania por pornografia infantil. Três armas e um computador foram apreendidos, mas não havia provas suficientes para processá-lo. Ele tambémtem registro na polícia por violações de trânsito e foi expulso em 2015 por não pagar aluguel,de acordo com fontes policiais.

[caption id="attachment_134659" align="alignleft" width="245"] Houve correria e pânico na área do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale. Foto: Joe Raedle Getty Images[/caption]

No final da tarde desta sexta, o esquadrão de bombas desarmou um pacote suspeito perto de trilhos de trem, nos arredores do aeroporto, após o incidente, segundo o BSO.

Os passageiros que estavam dentro do aeroporto e foram levados para a pista estão sendo conduzidos de volta para o saguão. Agentes do aeroporto trabalham para voltar a programação dos voos ao normal.

Com informações da CBS News.