Autoridades alertam para a clonagem de cartões em postos de gasolina

Por Gazeta News

Gas-pump- - Copy

Com o feriado de 4 de julho e as viagens de verão, oficiais estão alertando motoristas sobre dispositivos colocados em bombas de gasolina para clonar cartões de crédito e débito para serem usados em fraudes e roubo de identidade.

De acordo com o Florida Department of Agriculture and Consumer Services, autoridades detectaram mais de 260 dispositivos de clonagem em postos de gasolina na Flórida, dos quais 38% estavam em bombas do sul da Flórida.

No condado de Broward, foram encontrados dispositivos em 39 postos; em Palm Beach, 21 e em Miami-Dade, 20.

“Esses dispositivos de clonagem roubam uma média de $1000 dólares por cliente”, disse o agente Adam Putnam em uma coletiva em um posto de gasolina Shell em Miami-Dade. “Esses dispositivos podem ser deixados no local por semanas e até meses sem serem detectados”.

Uma nova lei que entra em vigor em 1º de outubro tornará crime de 2º grau, com pena máxima de 15 anos, esse tipo de crime – antes, condenados pegavam até cinco anos por esses crimes (3º grau).

As autoridades também alertam que consumidores fiquem atentos a bombas que pareçam que tenham sido danificadas. Em caso de suspeita, o posto deve ser notificado, assim como a linha especial do Florida Department of Agriculture and Consumer Services: 1-800-437-7352.

A nova lei também tornará mais fácil a punição de pessoas pegas com cartões falsificados. Agora, pessoas pegas com cinco cartões falsos – e não 10 – serão acusadas de crime de 2º grau. Quem for pego com 50 ou mais cartões falsos será acusado de crime de 1º grau.

Dicas de autoridades para evitar ter o cartão clonado:

- Pague com dinheiro dentro da loja do posto;

- Use cartão de crédito em vez de débito para evitar que criminosos tenham acesso a sua conta de banco;

- Tente usar a bomba mais próxima da loja de conveniência.