Autoridades iniciam campanha contra consultórios dentários ilegais

Por Gazeta News

Fachada da sede da Petrobras
[caption id="attachment_87158" align="alignleft" width="180"] A clínica de Carmen Dierks, no condado de Orange, era completa, mesmo que ela não tivesse licença para a prática. Foto: MBI Metropolitan Bureau of Investigations.[/caption]

A prisão recente de uma brasileira no condado de Orange assustou investigadores, que afirmaram ser uma das clínicas dentárias ilegais mais sofisticadas que eles já viram nos últimos tempos.

Depois de 15 meses de investigações, oficiais do Departamento de Saúde e MBI Metropolitan Bureau of Investigations conseguiram um mandato de busca e encontraram, dentro de uma casa, antibióticos e remédios vendidos somente sob prescrição, máquina de Raio-X e um laboratório dentário completo, totalmente equipado.

A brasileira, de 60 anos, tem licença como dental hygienist na Florida, uma licença para fazer limpeza bucal, mas não pode praticar como dentista no estado, mesmo afirmando ser formada para exercer a profissão no Brasil.

Dierks é acusada de prática ilegal de odontologia e por operar um laboratório dentário não registrado, de acordo com documentos da corte do condado de Orange.

Campanha

Alarmados com o número de clínicas clandestinas, o Departamento de Saúde da Flórida lançou uma campanha em comerciais de TV, ônibus e placas do lado de fora de postos de gasolina pedindo que as pessoas denunciem anonimamente qualquer suspeita de prática ilegal.

De acordo com o Departamento de Saúde, o número de dentistas investigados pela prática sem licença continua parecido em relação a outros anos: foram 47 no ano fiscal 2011-12, 50 no ano de 2012-13 e 44 durante o ano 2013-14.

A prática é alarmante, de acordo com autoridades, e tipicamente atrai as comunidades de imigrantes no sul da Flórida, disse Cjilo Casas, investigador de atividades sem licença do Departamento de Saúde da Flórida. Ele disse que a maioria dos dentistas diz que tem diploma em seu país de origem, como o Brasil, Colombia e Peru.

“O público realmente precisa saber que isso é perigoso”, disse Casas. “Você coloca a sua saúde em risco ao ir a um dentista sem licença”.

 Geralmente, as pessoas que procuram dentistas nesse tipo de prática ilegal são da mesma nacionalidade, muitas vezes tratando-se de imigrantes indocumentados ou pessoas sem seguro.

“Eles vão até uma pessoa da mesma comunidade, com o mesmo background, que fala a mesma língua”, disse Casas. “Eles provavelmente pensam que estão fazendo um bom negócio. Mas não pensam nos riscos que estão correndo”.

Entre os riscos, Casas explica, está o pagamento de um preço acima do mercado ou um dano permanente a um nervo, por exemplo. Fonte: Sun Sentinel.

Para denunciar a práticas relacionadas à saúde sem licença, ligue para: 1 (877)425-8852 ou mande um e-mail para MQA.EnforcementULA@flhealth.gov.