Autoridades prendem 16 imigrantes em Peanut Island

Por Gazeta News

16 imigrantes peanut-island

Na calada da noite, 16 imigrantes quase alcançaram o condado de Palm Beach despercebidos. Eles sobreviveram a uma dura viagem das Bahamas até os Estados Unidos, mas a tentativa de permanecer ilegalmente no país chegou ao fim quando autoridades os encontraram se escondendo em Peanut Island, no dia 1º.

Autoridades encontraram o grupo na ilha, que fica no Intracoastal, entre Riviera Beach e Palm Beach Shores.

“Os imigrantes saíram da embarcação e estavam se escondendo no mangue”, disse o porta-voz do Boarder Patrol, agente Frank Miller. A operação foi feita em conjunto, pelo Border Patrol, Coast Guard e o Palm Beach Sheriff’s Office.

Foram detidos 11 haitianos, três equatorianos e dois dominicanos. Todos eles pareciam estar com boa saúde e sem nenhum ferimento.

Autoridades concluíram que um ou mais traficantes de pessoas usaram um barco de pesca de aproximadamente 23 pés para transportar os imigrantes das Bahamas. A rota usada é comum e conhecida pela Guarda Costeira, de acordo com o porta-voz, Ryan Doss.

Com uma grande quantidade de ilhas inabitadas, autoridades dizem que é fácil o embarque ilegal de pessoas sem fiscalização.

A Guarda Costeira criou bases nas Bahamas e está trabalhando com a polícia local e militar para tentar cortar a imigração ilegal e o tráfico de pessoas. A Guarda Costeira disse que já encontrou migrantes que focam deixados nas Bahamas, enganados por traficantes que afirmaram que eles já estavam nos EUA, disse Doss.

Os migrantes que desembarcam nas Bahamas ainda enfrentam obstáculos no mar no caminho para os EUA. “Encontramos migrantes totalmente desidratados e queimados de sol”, disse Doss. “Você vê situações extremas”.

 Na travessia, é comum a ocorrência de tempestades nas áreas em que a água morna do Caribe se encontra com a água fria do Atlântico.

“Já estive em situações em que a maré é calma, com água lida, e de repente você encontra ondas de 10 a 15 pés”, disse Doss. “Fazer essa viagem em uma embarcação caseira pode ser mortal”.

Enquanto o número de imigrantes cubanos aumentou nos últimos anos, o número de haitianos diminuiu.

Nos primeiros cinco meses do ano fiscal da Guarda Costeira, foram detidos 309 haitianos, 53 dominicanos, 947 cubanos, um equatoriano e 14 pessoas de outros países que estavam viajando em direção aos Estados Unidos. A estatística exclui aqueles que conseguiram chegar aos EUA.

“A maior coisa a se pensar é que você está jogando com a sua vida”, Doss disse, sobre imigrantes que fazem a travessia. “Existem formas legais de se imigrar e nós encorajamos esse caminho”. Fonte: Sun Sentinel.