Avenidas de Nova Orleans é patrulhada pela Guarda Nacional.

Por Gazeta Admininstrator

Pelo menos 100 soldados da Guarda Nacional norte-americana desembarcaram nesta terça-feira(20) em Nova Orleans para patrulhar as ruas da cidade. Isso ocorre pela primeira vez desde que lidaram com as conseqüências do furacão Katrina, em setembro passado.

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, solicitou o retorno à cidade de integrantes da força e da polícia estadual depois de um fim-de-semana em que foram registrados 6 assassinatos.

Entre os mortos encontram-se 5 adolescentes, que foram baleados perto de um carro, no que acredita-se se tratar de um ataque ligado ao narcotráfico.

A Guarda Nacional foi chamada para combater saques depois que o furacão atingiu a cidade, mas deixou o local depois que a situação melhorou.

Mas um crescente aumento da violência, que causou cerca de 50 mortes neste ano, levou a apelos para o seu retorno.

A força, formada por voluntários que trabalham por meio-período, deverá aumentar para 300 em Nova Orleans dentro de uma semana.

Os agentes da Guarda Nacional realizarão patrulhas nas áreas mais danificadas da cidade, permitindo que a polícia local se concentre em setores onde a vida está voltando ao normal mais rapidamente.

A polícia estadual deverá proteger o French Quarter, a principal área turística da cidade.

Há muito tempo Nova Orleans é vista como uma cidade violenta, mas a criminalidade diminuiu drasticamente logo depois da passagem do Katrina.

Cerca de 15 mil integrantes da Guarda Nacional foram enviados a Nova Orleans na época, e 2 mil permaneceram no local até fevereiro passado.

Pelo menos 1,5 mil pessoas morreram e centenas de milhares ficaram desabrigadas quando o furacão Katrina atingiu o sul dos Estados Unidos