Bahia sofre com pior seca dos últimos 30 anos

Por Gazeta News

bahia

Agência Brasil

Mais de 230 municípios baianos estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas no estado, o que é considerada a pior seca dos últimos 30 anos. Mais de 50% da população foi afetada, e a agricultura também já sente os efeitos.

Segundo a União dos Municípios da Bahia, a seca que atinge o semiárido nordestino deve prejudicar a produção de milho e feijão, além de inviabilizar a de mel e leite. O Banco do Nordeste disponibilizou um crédito emergencial, desde o dia 14.

A estiagem prejudica outros estados nordestinos. No Piauí, a falta de chuvas afeta, principalmente, o plantio de milho e de feijão, duas culturas cujas perdas ultrapassam 80%. No estado, 112 municípios decretaram situação de emergência. Em alguns municípios, não chove há sete meses.

Alagoas também sofre com a seca. São 28 municípios em situação de emergência. O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou R$ 2 milhões para ações de combate aos efeitos da estiagem nesses municípios. A aplicação dos recursos será definida pelo Comitê Integrado de Combate à Seca.