Iphone 5 - Linha Direta

Por Cleida Cruz

iphone_20120911104600_320_240

Está chegando ao mercado o tão falado iPhone 5, mas ele já não é a última pérola do cesto. O que está chamando atenção são as lacunas tecnológicas que está deixando em aberto. Uma amostra do que falta no iPhone 5, que estará nas lojas americanas em 21 de setembro, são: não tem o chip para fazer pagamentos digitais, assim como alguns novos smartphones Android da Google, incluindo o Nexus Galaxy, e os próximos Windows Phones têm. Dentre outros, também não tem o Encostar para Compartilhar, como a maioria dos novos smartphones Android possui.

Banco pra que?

Os americanos de classe média estão passando menos tempo nos saguões dos bancos tradicionais que seus pais frequentavam. Hoje, 8,2% dos domicílios do país, quase 12 milhões, estão gerindo suas finanças sem recorrer a um banco, de acordo com o Censo que a Federal Deposit Insurance Corp., a agência de seguro de depósitos dos EUA. No relatório de 2009, essa fatia era menor: 7,7%.

Alternativas Cerca de 24 milhões de famílias, que o governo chama de “sub-bancárias”, têm conta em banco, mas também têm atividades fora do sistema bancário formal, usando notas promissórias, cartões pré-pagos e outros meios alternativos, segundo conclusões da FDIC. Essa população que abandonou os bancos, ou utiliza pouco os seus serviços, compõe 28,3% das famílias americanas, diz a agência, contra 25,6% que se encaixavam nessas categorias em 2009.

Pré-pagos Os cartões de débito pré-pagos, da NetSpend e Green Dot, são os veículos de pagamento que mais crescem nos Estados Unidos, de acordo com o Federal Reserve. Os cartões podem ser comprados em supermercados e lojas de conveniência e os clientes depositam dinheiro no cartão, usando-o então para pagar por vários serviços e de compras, exatamente como fariam com um cartão normal de crédito ou de débito.

Pré-pagos II A Green Dot foi criada em 1999 visando oferecer um cartão a adolescentes que queriam fazer compras on-line. Em vez disso, acabou atraindo principalmente clientes adultos com histórico de crédito problemático, que não se qualificavam para ter um cartão normal. Com o estímulo de uma relação exclusiva com a rede Wal-Mart, o número de cartões ativos em circulação cresceu para cerca de 4,4 milhões, tornando a Green Dot a maior empresa de cartões de débito pré-pagos nos EUA.

Green Dot Um cartão Green Dot custa até $4,95 dólares em uma loja de varejo, mais uma taxa mensal de manutenção de $ 5,95 dólares, dependendo do uso. Não há taxa mensal se o cliente depositar $1 mil dólares ou mais dentro desse período, ou se o cartão for usado 30 vezes. As recargas, feitas on-line ou em lojas, podem custar até $4,95 dólares cada, dependendo do método.

Seguro de vida Quatro em cada dez americanos não têm seguro de vida para ajudar financeiramente a família em caso de morte. Foi o que revelou um estudo da Bankrate.com, um empresa de pesquisas localizada em Palm Beach Gardens. No entanto, outra pesquisa feita pela Insurance Quotes mostra que muitos dos que não têm seguro, não necessariamente precisam dele. Trata-se de pessoas com menos de 34 anos, solteiros e que tendem a ter salários menores.

Seguro de vida II Das pessoas entrevistadas, 45% disseram que o seguro de vida é muito caro. No entanto, o que a Insurance Quotes descobriu é que das pessoas que possuem seguro, dois terços deles pagam menos de $100 dólares por mês e quase a metade paga menos de $50 dólares por mês. A cobertura mais comum que os americanos possuem fica entre $25 mil e $100 mil dólares. Geralmente são as pessoas com mais idade que possuem esse tipo de proteção para seus familiares. Somente 27% das pessoas com 55 anos de idade ou mais não tem seguro de vida.