Bancos facilitam refinanciamento imobiliário

Por Gazeta Admininstrator

Alguns dos maiores credores da nação, incluindo Bank of America Corp, JP Morgan Chase & Co. e Wells Fargo & Co., estão começando a implantação de um novo programa criado pela administração Obama, como parte de seu plano de socorro para ajudar proprietários que, em circunstâncias normais, não teriam como conseguir um novo financiamento.

Em fevereiro, o Presidente Obama anunciou um plano de $275 bilhões para estabilizar o mercado de habitação e para reduzir foreclosures. Um componente-chave: um plano para permitir que cerca de cinco milhões de proprietários refinanciem suas hipotecas, embora tenham pouco capital ou devam um pouco mais do que o valor de mercado do imóvel.

O programa está aberto aos mutuários que estejam em dia com os seus pagamentos, tenham empréstimos garantidos ou concedidos por gigantes hipotecários controlados pelo governo como Fannie Mae e Freddie Mac e devam entre 80% e 105% do valor atual da casa.

As taxas hipotecárias subiram, na semana passada, mas a taxa média fixa para financiamentos de 30 anos permanece abaixo dos 5%, de acordo com a Freddie Mac’s conforme levantamento divulgado na quinta-feira(9). A taxa fixa de hipotecas em 30 anos está, em média, em 4,87%, contra 5,88%, há um ano. A taxa fixa, em 15 anos, está, em média, em 4,54%.

A implantação do programa tem sido ansiosamente aguardada por proprietários de imóveis financiados, que querem tirar proveito das mais baixas taxas hipotecárias, mas não têm capital próprio suficiente para fazê-lo, seja por causa da queda dos preços dos imóveis, ou porque financiaram mais de 80% do valor da sua casa e agora não podem beneficiar-se de um refinanciamento, por causa da implantação de padrões mais rigorosos.

Mark Bank, um gerente de Serviços de Reabilitação em Buckeye, no Arizona, afirma que não pode beneficiar-se de uma refinanciamento tradicional porque o valor da sua casa está perto de $378.000, o correspondente ao valor do financiamento.

O refinanciamento no âmbito do plano de Obama poderia reduzir seus pagamentos em cerca de $235 dólares. “Eu colo-caria esse dinheiro circulando, de novo, na economia”, diz Bank.

Bancos
O Bank of America, que lançou o programa na segunda-feira(6), diz que já recebeu pedidos de cerca de 200.000 proprietários de imóveis financiados que buscam o auxílio do programa para refinanciamento. O banco informou ter recebido, também, cerca de 4.000 pedidos de empréstimos, esta semana. O SunTrust Banks Inc., que também está recebendo pedidos de alguns dos seus clientes, diz que “o interesse no programa tem sido bom, mas não impossível de administrar.”

Muitos credores estão implementando o programa em estágios. O Citigroup, por exemplo, afirma que irá começar pedidos de mutuários com empréstimos da Fannie Mae e, no final desta semana, vai começar aceitando aplicações da Freddie Mac, logo após ter feito as alterações necessárias em seu sistema para lidar com esses empréstimos.

Bofa e Wells Fargo, atualmente, não estão recebendo pedidos de mutuários que têm pedidos de seguro hipotecário, uma vez que alguns dos detalhes do programa, neste aspecto, ainda têm que ser esclarecidos.

“Nós não temos orientações das companhias de seguros hipotecários sobre a transferência de uma política [empréstimo] para outra”, diz um executivo do Bofa Vijay Lala. “Esperamos que nas próximas semanas, tenhamos mais informações.”

Cerca de um terço dos mutuários que são elegíveis para o programa curently têm seguro hipotecário, segundo informou um porta-voz da Fannie