Bank of America irá cobrar $5 dólares por compras com cartão de débito

Por Gazeta News

O Bank of America vai começar a cobrar uma taxa mensal de $5 dólares para clientes que usarem o cartão de débito para fazer compras a partir do próximo ano, segundo a porta-voz da Anne Pace. O movimento segue testes por outros grandes bancos, incluindo o Wells Fargo e JP Morgan Chase.

As mudanças só contribuem para a confusão para os consumidores que tentam obter o melhor negócio - ou pelo menos, pagar as menores taxas – ao usarem o cartão de débito para fazer compras.

Os bancos estão fazendo a mudança porque a taxa paga por estabelecimentos, chamada “swipe fee” está caindo. O Federal Reserve Board emitiu regras em junho que cortam essas taxas pela metade, passando de uma média de 44 centavos a 24 centavos por transação. Essa nova regra entrou em vigor no dia 1º de outubro, e o Bank of America anunciou que vai perder $2 bilhões de dólares por ano por causa da mudança.

Assim, os bancos estão tentando passar esses custos para os consumidores. As taxas permitirão que o Bank of America continue oferecendo “proteção contra fraudes, prevenção de ficar negativo na conta, monitoramento de fraudes, e os programas de poupança”, disse Pace.

Os clientes ainda serão capazes de obter dinheiro em caixas eletrônicos e utilizar serviços de pagamento de contas online de forma gratuita e os consumidores que não fizerem uma compra com o cartão de débito durante um determinado mês não serão cobrados.

A nova taxa mensal não se aplica a clientes com contas bancárias de alto valor que mantêm grandes saldos ou outras contras “premium”. Mas terá impacto sobre muitos consumidores que têm evitado cartões de crédito em favor de cartões de débito em uma tentativa de evitar a acumulação de dívida.

Durante anos, os defensores de finanças pessoais têm instruído os consumidores a escolher o débito sobre o crédito como uma forma superior a gerir as suas finanças. Esse conselho pode mudar agora que os cartões de débito custarão mais caro para usar.

Comerciantes preferem o uso de cartões de débito, porque eles são menos propensos a fraude - o consumidor deve inserir a senha ao fazer compras - e suas taxas associadas são menores que as das taxas de cartão de crédito.

Até agora, as taxas para uso de cartão de débito têm sido raras, mas elas sempre existiram. O U.S. Bank, por exemplo, cobrava 25 centavos por transação em alguns mercados, quando os consumidores inseriram as senhas.