Bank of America recebe ajuda do governo

Por Gazeta Admininstrator

O Bank of America vai receber 20 bilhões de dólares em
novos investimentos do governo dos Estados Unidos e um apoio federal contra 118 bilhões de dólares em ativos podres que detém para ajudar na absorção do Merrill Lynch, afirmaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.

Como parte de um plano de emergência anunciado por Tesouro, Federal Reserve e pelo Federal Deposit Insurance, o Tesouro vai prover o maior banco dos Estados Unidos em ativos com 20 bilhões de dólares do fundo de socorro do governo, em troca de ações preferenciais.

O governo também concordou em compartilhar perdas dos ativos problemáticos que o Bank of America assumiu quando pagou estimados 19,4 bilhões de dólares pelo Merrill, em 1o de janeiro.

Com o sistema financeiro sob uma montanha de dívida podre relacionada a
hipotecas, as autoridades temiam que uma deterioração da base de capitaldo Bank of America significasse um risco para o sistema financeiro como um todo.
O banco já recebeu 25 bilhões de dólares do governo.

A ajuda oficial vai cobrir apenas ativos domésticos originados antes de meados de março de 2008, para investimentos hipotecários residenciais e comerciais, derivativos e dívida corporativa.

Pelo acordo, os ativos residenciais terão uma garantia de 10 anos -duas vezes o prazo para os ativos não-residenciais.

O Bank of America precisa absorver os primeiros 10 bilhões de dólares em
potenciais perdas com os ativos, com o governo digerindo os próximos 10 bilhões de dólares. As demais perdas se dividem em 90/10, com o banco assumindo a parcela menor.

O banco fechou a transação com o Merrill sem ajuda do governo, mas as condições de mercado pioraram substancialmente desde 15 de setembro, com o colapso do Lehman Brothers.

Falando a jornalistas, uma autoridade sênior dos EUA disse que há esperança de que cada ação emergencial seja a última.

Os 20 bilhões de dólares para o Bank of America virão dos primeiros 350 bilhões de dólares do pacote de resgate financeiro de 700 bilhões de dólares.