Barack Obama é o novo presidente dos EUA

Por Gazeta Admininstrator

O presidente Barack Obama é o novo presidente dos Estados Unidos. Durante seu discurso de posse, ele transmitiu uma mensagem de esperança ao povo e de disposição de mudança no que diz respeito à economia e aos conflitos internacionais.

Ele reconheceu que os problemas na economia são graves, mas declarou que este é o momento de "sacudir a poeira e reconstruir a América".

Durante o discurso, que teve 20 minutos de duração, Obama anunciou a retirada gradual das tropas norte-americanas do Iraque e a busca da conciliação dos conflitos internacionais.

Obama abriu seu discurso inaugural como presidente se dizendo gratificado e humilde pela confiança dos cidadãos do país. Ele agradeceu o serviço de Bush como seu antecessor e pela cooperação no processo de transição. Criticou, também iniciativas da administração Bush.

Ele lembrou as crises que o país vive, mencionou que os EUA estão envolvidos em guerras contra o ódio e a violência, e os problemas econômicos. "Hoje eu digo que os desafios que encaramos são reais. Eles são sérios e eles são muitos. Eles não vão ser vencidos facilmente, ou em um curto período de tempo. Mas sei disso, América, eles vão ser vencidos", disse.

"Neste dia, nos reunimos porque escolhemos esperança em vez de medo, unidade de propósito em vez de conflito e discordância", continuou, lembrando o tema da sua campanha durante as eleições.

Obama pediu uma nova era de responsabilidade aos americanos, em relação a outras nações, e enviou um recado a países que” reclamam do que têm e culpam o ocidente por seus próprios problemas”.

Obama mencionou o espirito forte da Nação contra o terrorismo e o espirito forte que terão que ter os norte-americanos para enfrentar a crise.

Na avaliação de Marcos Azambuja, embaixador do Brasil nos EUA, o discurso de Obama foi de “reconciliação com o mundo”.