Barco desaparece com 19 brasileiros a bordo na travessia entre Caribe e Miami

Por Gazeta News

Renato Soares de Araújo, de 32 anos, da cidade de Sardoá, no Vale do Rio Doce, é um dos desaparecidos
[caption id="attachment_133825" align="alignleft" width="281"] Renato Soares de Araújo, também de Sardoá (MG), está entre os desaparecidos. Foto: Arquivo pessoal.[/caption]

Uma embarcação com dezenas de pessoas a bordo que saiu do Caribeno último dia 6 de novembro, está desaparecida. Segundo as primeiras informações, cerca de 19 ocupantes seriam brasileiros.

O destino do barco, que teria zarpado das Bahamas, era Miami. Mineiros e ainda pessoas do Pará e Rondônia, estariam a bordo, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

A embaixada brasileira em Nassau, capital das Bahamas, está em contato com familiares e autoridades do país caribenho e dos Estados Unidos para atualizar as informações.

O Itamaraty divulgou que as guardas costeiras dos EUA e das Bahamas estão fazendo buscas no trajeto da travessia à procura de indícios de possível naufrágio. Até o momento, porém, nada foi encontrado.

Mesmo a possibilidade de prisão dos brasileiros desaparecidos nas Bahamas também está sendo apurada. Contudo, o Itamaraty afirma que não existem registros de brasileiros em nenhum presídio.

Os brasileiros foram identificados graças aos contatos com familiares. Entre eles estão, Márcio Pinheiro de Souza, natural de Sardoá (MG), Renato Soares de Araújo, de Virginópolis (MG), Arlindo de Jesus Santos, de Rondon do Pará (PA) Bruno Oliveira Souza, Reginaldo Ferreira Martins, Diego e mais treze cuja identidade e procedência ainda não estão devidamente apurados. Indícios mostram que a maioria saiu de cidades mineiras do Leste, e outros, do Pará e Rondônia.

Na semana passada, os agentes federais americanos desmantelaram uma rede de tráfico de imigrantes entre as Bahamas e o sul da Flórida.

De acordo com os registros judiciais federais, entre os cidadãos estrangeiros pegos nesta operação, haviam pelo menos dois brasileiros, que viajavam clandestinamente em barcos das Bahamas com o objetivo de chegar até Florida Keys, mas até o momento não se sabe se esses brasileiros estão ligados ao grupo de 19 desaparecidos.

Com informações do G1 e Diário do Aço.