Barco encalha, brasileiros são presos e, pelo menos três passageiros morrem

Por Gazeta Admininstrator

Por: Letícia Kfuri.
As autoridades norte-americanas estão tentando identificar os responsáveis pelo tráfico de pessoas que levaram à morte, pelo menos, três pessoas e colocaram outras dezenas em risco de vida, entre elas, cinco brasileiros. Eles estavam em um barco com cerca de 40 pessoas, que encalhou na costa Sul da Flórida, a Oeste de Miami, na manhã de sexta-feira(31).

A maioria dos imigrantes é da República Dominicana, mas, pelo menos cinco, foram identificados como brasileiros. O barco enca-lhou no canal entre as ilhas Fisher e Virgina Key. Acredita-se que um quarto corpo, encontrado na segunda-feira(3), também seja de um dos ocupantes do barco.

O Serviço de Guarda Costeira e a polícia local receberam uma ligação informando que o barco enfrentava dificuldades. “O barco encalhou. Chegou a águas tão rasas que o fundo da embarcação ficou preso”, disse o sub-oficial de segunda classe James Harless, porta-voz do Serviço de Guarda Costeira.

Ainda não há informações se os passageiros decidiram jogar-se na água por causa do encalhe. Não há informações precisas também sobre quanto tempo o barco ficou encalhado até que fosse descoberto. Quando o socorro chegou, segundo informações oficiais, o barco estava ancorado.

Com a chegada de agentes da Guarda Costeira e do Departamento de Bombeiros de Miami-Dade e Miami, alguns passageiros jogaram-se na água. Os mortos ainda não foram identificados.

No interior do barco foram encontradas sete pessoas, que foram detidas. Os demais foram retirados da água, segundo o tenente bombeiro Arnold Piedrahita, de Miami-Dade. Quatro pessoas foram encaminhadas aos hospitais Monte Sinai e Mercy. Não há feridos graves.

Buscas
As buscas foram interrompidas no sábado(1). Acredita-se que, pelo menos, nove pessoas estejam desaparecidas. As autoridades não sabem ao certo se alguns dos passageiros conseguiram chegar em terra em segurança.
Na tarde de domingo(2), um corpo de um homem foi encontrado flutuando próximo à Rickenbacker Causeway, em Miami. De acordo com a polícia, é possível que o corpo seja de um dos, pelo menos 12 imigrantes considerados desaparecidos, vítimas do encalhe da embarcação.
Até o fechamento desta edição, havia cinco brasileiros e 22 dominicanos sob custódia do Departamento de Imigração.

Fort Lauderdale
Seis brasileiros, incluindo um menor, foram levados para custódia da Guarda Costeira, na terça-feira(21), depois que a embarcação em que estavam apresentou problemas no motor, próximo à costa de Fort Lauderdale.
O barco Fishing Impossible (Pescaria Impossível), atracou, pouco depois do meio-dia, próximo ao número 2100 da South Ocean Lane. Não se sabe ao certo o número de passageiros que teriam conseguido fugir. Os seis contaram à polícia que o grupo alugou o barco que, algum tempo depois, deu problema no motor. O Assistente da Guarda Costeira, Victor Colon, encarregado do patrulhamento de fronteira, disse que sua agência está investigando o incidente como tráfico humano. Ele acredita que a viagem de barco tenha começado nas Bahamas.

Três passageiros, com sinais de desidratação, foram levados para o Broward Medical Center.