Barco, lancha ou iate: como adquirir um na Flórida?

Por Marco Moraes

IMG_0543

Quem reside na Flórida ou passa por aqui sabe o quanto é gostoso e lindo o nosso litoral e também o que ele proporciona para descanso e relaxamento. Uma das delícias aqui é curtir esse marzão e a maneira melhor que indico seria um passeio de barco ou, até mesmo, adquirir um através de um profissional da área para não se cometer erros básicos.

Conversamos esta semana com o consultor de vendas desta área, Rodrigo Ferreira, que vende barcos de todos os portes (jet ski, lanchas ou iates) e nos relata dicas para uma boa aquisição sem surpresas depois “em alto mar”:

Segundo Ferreira, você precisa encontrar um profissonal capacitado que possa orientá-lo tecnicamente na sua real necessidade, principalmente qual será a finalidade do uso (pesca, lazer, esporte aquático), onde navegará (água doce ou mar) e também especificar a embarcação correta. Outro detalhe importante é a quantidade de pessoas que estarão navegando.

No caso do cliente desejar embarcação para pesca, ele precisa definir entre três principais modalidades: água doce (bass boat), mar (central console) ou alto mar (sport fish).

Caso seja para esportes aquáticos, há duas opções: barco com motor central ou ski-boats.

E, na categoria lazer, seriam os cruizes boats com modalidades com cabine e sem cabine, com motor inboard ou outboard.

De acordo com Ferreira, muitos clientes adquirem embarcações maiores, os iates, para viagens de longa distância, como visitar Bahamas, ilhas do Caribe ou até mesmo viajar de um país para outro. Para esses casos, as opções são iates sedan, iates fly bridge, troiller ou veleiros.

Um outro detalhe seria um barco com trailer ou não, pois isso define qual barco e onde irá armazenar o mesmo, numa marina ou em outro local (casa, storage, quintal). A vantagem da marina seria o baixo custo aqui na Flórida, que geralmente já inclui a manutenção periódica e também, quando o proprietário programa o uso, a marina já deixa a embarcação pronta para o uso. Para esse processo de contratação de marina, o consultor envolvido poderá indicar algumas opções próximas.

Uma outra decisão importante é o tipo de motor (gasolina ou diesel). Isso envolve consumo, autonomia e preço final da embarcação. O custo de uma embarcação à gasolina é bem mais baixo do que uma a diesel. “Um motor a diesel pode custar até 40% a mais, dependendo do tamanho do barco”.

O consultor destaca que a compra de um barco seria como a de uma aeronave, pois as inspeções são criteriosas e precisa atender realmente a necessidade técnica e pessoal de cada cliente, como interior (conforto), instrumentos e acessórios. Por isso, a necessidade do auxílio de um broker (consultor).

O processo de compra inicia com survey (full inspection). Após, é feito o ‘sea test’ (navegar com o barco) e aí se define a compra ou não. Após esta etapa, caso ocorra a aceitação, vai-se para o closing com o pagamento em cash (à vista) ou, até mesmo, financiamento que está disponível hoje no mercado.

Apesar de ser um item importantíssimo, o seguro para barcos aqui na Flórida não é obrigatório, a não ser que a embarcação seja financiada, pois o banco exige.

Uma facilidade é que aqui na Flórida podemos pilotar apenas com a “drive license” válida, não precisando do “arraes” e cursos como no Brasil.

Dicas: - Sempre contrate uma empresa de reboque (tow/resgate marítimo) que tem anuidades a partir de $50 dólares, dependendo do barco, pois caso tenha uma emergencia no mar, terá um custo de $200 dólares, podendo chegar a cifras altíssimas;

- Faca um “boat safety course” - um curso rápido na guarda costeira para evitar multas, constrangimentos e, até mesmo, acidentes.

Para saber mais entre em contato com Rodrigo: rodrigo.icnr@hotmail.com.