Como planejar o futuro de um jovem atleta ?

Por Gazeta Admininstrator

Como planejar o futuro de um jovem atleta de futebol com potencial de ser profissional

São milhões de pais no mundo que sonham em ter seus filhos alcançando o sucesso como atleta de futebol profissional.Este sonho começa no dia que o garoto, e hoje já é também muito comum a garota (especialmente em países como EUA, Canadá, Alemanha), nasce e uma pequena bola é dada de presente e com isso a esperança que esta criança possa ser feliz e alcançar o "SONHO" se inicia.

A pergunta agora é: Como fazer com que os passos traçados sejam o mais seguro possível e que nem problemas finaceiros ou de lesões acabem com esta possível promessa ?

Aqui são os conselhos que damos a atletas de todos os países que nos procuram e que os pais não medem esforços para que a oportunidade seja possível. Tudo começa aos 3 anos de idade- esta criança deve ter como uma das atividades físicas a pratica da natação. Estudos feitos pelo BFUT- Instituto Brasileiro de futebol - com 50 crianças mostrou que uma criança que até os 3 anos de idade que volte ao meio ambiente em que nasceu( meio líquido da bolsa fetal) tem a tendência de desenvolver sua autoestima e consequentemente será uma criança com mais confiança e consequentemente um melhor e mais positivo líder.  Dos 4 aos 10 anos,  esta criança deverá desenvover seu sistema psicomotor como as 7 atividades básicas do ser humano (saber engatinhar, rolar, caminhar, trotar , correr, saltar , pular e trepar  - coordenação global e fina) aprendendo e executando os movimentos das 12 técnicas deste esporte-  além do desenvolvimento dos posicionamentos básicos de 1x1 até 8 x 8 jogadores como defensor e como atacante.

O segundo ciclo de acompanhamento do desenvolvimento desta criança começa antes da puberdade (primeiro ciclo do início da maturidade do ser humano). Esta idade é fundamental porque a criança passará por uma série de mudanças hormonais , acarretando ajustes sociais, emocionais e físicos. É fundamental que esta criança entre neste ciclo com apoio dos pais e em condições positivas, pois é um choque de personalidade muito grande. Neste ciclo,  a educação deste atleta ja estará bem vinculada ao fator amizade , novas buscas , etc. Portanto,  os conceitos de trabalhar em equipe como liderança , cooperação, saber perder/ ganhar, respeito ao próximo e auto disciplina estarão ligadas ao desenvolvimento táctico,  de acordo coma idade. Este ciclo é lento , trabalhoso e muitas vezes é aonde perdemos mais de 70% dos possíveis atletas com potencial.

O terceiro ciclo comecará aos 16 anos, quando a definição dos passos a serem seguidos já começam a ficar mais definidos. O atleta já estará jogando em uma das posições na equipe com maturidade técnica – táctica. física e emocional - acompanhado do espiritual e social. As decisões a serem tomadas serão: identificar o Clube profissional que irá recebe-lo, analizar as condições logísticas e financeiras, e o mais importante: estar preparado para entrar no mercado de trabalho tão competitivo. Outras duas opções estarão disponíveis no caso este atleta não consiga um contrato profissional adequado. Será aplicar para poder jogar com bolsas de estudos em Universidades ou cursar uma Universidade sendo educador(técnico) de futebol e ter renda para arcar seus estudos e poder se tornar um profissional através do Futebol.

O segredo é acreditar e planejar.

Nota: Dia 27 de Agosto de 2011 no JCC( 411 and Glades ) estará sendo realizado o primeiro evento de futebol Gazeta News – Programas para a Comunidade. E será para crianças de 5 a 10 anos. As inscrições estarão disponíveis a partir de 1 de julho para apenas 24 equipes – masculinas e femininas serão aceitas. Aguarde em breve.