Bate-papo com o guru financeiro Gustavo Cerbasi

Por Claudia Fehribach

gustavo
[caption id="attachment_138646" align="alignleft" width="300"] Esta colunista ao centro e ao lado de Gustavo Cerbasi e sua esposa Adriana, ladeados pelos sócios da Top Insurance.[/caption]

Nesta semana, nossa coluna vem com gostinho especial, Eu tive o privilégio de conhecer e entrevistar para o Gazeta o famoso guru brasileiro das finanças, Gustavo Cerbasi. Este encontro aconteceu graças às conexões dos proprietários da Top Insurance: Daniela Cuiabano, Fabio Frade, Leonardo Bozonee Silvia e Mauricio Ianez.

E como este brasileiro virou um dos maiores experts em finanças do Brasil?

Mestre em administração finanças pela USP, formado em administração pública pela FGV, com especialização em finanças pela Universidade de Nova York e pela Fundação Instituto de Administração, Gustavo Cerbasi é referência na área de finanças pessoais.

Tem 14 livros publicados, cujas vendas ultrapassam os dois milhões de exemplares, Entre seus principais títulos estão: “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, lançado também nos Estados Unidos, Portugal e Espanha, “Como organizar sua vida financeira”, “ Investimentos Inteligentes”, “Mais Tempo, Mais Dinheiro” e “Adeus, Aposentadoria”.

Ainda falando de sua obra, Gustavo teve um de seus livros transformado em filme, que virou trilogia e sucesso de bilheteria nos cinemas brasileiros. Hoje atua como palestrante e coach financeiro de milhões de brasileiros no programa diário de TV da Globo, Encontro com Fatima Bernardes. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano.

Gustavo veio ao EUA para participar da feira Money Talks, em Orlando, e gentilmente concedeu algumas horas do seu tempo para responder a algumas perguntas. Neste artigo ele conta como começou sua carreira de sucesso.

“Comecei como professor de finanças sem ser formado em finanças. Minha formação é em administração pública. Entendo muito de planejamento, de toda a lógica de entender de pessoas, projetos de flexibilidade, etc. Administração pública tem pouco de finanças, mas o pouco que tem, foi muito importante. Para que, na época que eu trabalhava em uma equipe de consultoria financeira, como coordenador de projetos, tivesse uma abordagem não financeira, eu me colocava no lugar de quem não entendia do assunto com o intuito de melhorar relatórios, condução de projetos, etc, e isso acabou me levando a dar aulas de finanças para não financeiros. Eu comecei a dar aulas para advogados, médicos, secretárias e, em pouco tempo, estava em MBAs. E nos MBAs senti que as pessoas tinham uma dificuldade muito grande de falar em finanças, para eles era um assunto sem criatividade, um assunto que exigia mais concentração nos detalhes, um assunto não muito interessante. Meu desafio foi fazer as pessoas entenderem que conhecimento tem que ser desejado. Meu papel foi provar a estes alunos que não é necessário conhecer finanças a fundo, mas que, em pequenas doses, a educação financeira pode realmente mudar a vida de uma pessoa. Por exemplo, quem conhece sobre fluxo de caixa sabe fazer bem o seu orçamento. Então foi neste momento em que as finanças pessoais se misturaram um pouco com as finanças de negócio que nasceu minha primeira apostila. Este trabalho foi muito elogiado e acabou virando o primeiro livro: ‘Dinheiro, segredos de quem tem’ (2003). Este primeiro livro foi muito bem recebido pela imprensa e público em geral, o que acabou gerando meu segundo livro, ‘Casais inteligentes enriquecem juntos’, que na verdade nasceu de uma crítica muito forte do primeiro livro, na qual se dizia que o livro era muito bom, mas as pessoas não conseguiam passar para seus companheiros (as) de vida as noções descritas no livro, pois eram casados com pessoas que financeiramente pensavam diferente. Neste livro, eu proponho uma discussão entre o casal, lembrando que uma pessoa que gasta muito não significa necessariamente que tem menos capacidade do quem poupa muito. Quem gasta muito, sabe viver o presente, quem poupa muito, sabe viver o futuro”.

Quer saber mais? Fique ligado na continuação em nossa coluna da semana que vem! Boa semana a todos!