Beauty and The Beast encanta as bilheterias e quebra recordes

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

adolescente
[caption id="attachment_140078" align="alignleft" width="300"] Disney Enterprises[/caption]

A adaptação do clássico de animação estrelada por Emma Watson, como Bela (Belle), e Dan Stevens, como Fera (The Beast), encantou as bilheterias não só daqui dos Estados Unidos como também do mundo todo, surpreendentemente, com $170 milhões de dólares e $350 milhões de dólares, respectivamente, estabelecendo e quebrando uma série de novos recordes.

Os atores Luke Evans, Josh Gad, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Gugu Mbatha-Raw, Ian McKellen e Emma Thompson também encabeçam o elenco. Dirigida por Bill Condon, a adaptação atualizada do clássico musical animado de 1991 quebrou numerosos recordes em sua estreia, sem contabilizar a inflação, marcando mais uma vitória importante para a Disney:

No topo da lista das estreias americanas de todos os tempos para um filme classificado como PG

O recordista anterior aqui na América do Norte era Finding Dory, da Pixar/Disney, que chegou a arrecadar $135 milhões de dólares no verão de 2016. Beauty and The Beast também marcou a maior estreia de todos os tempos para um filme PG internacionalmente, onde arreacadou $180 milhões de dólares, liderado pela China, com $44,8 milhões. Em seguida, foi no Reino Unido, quearrecadou $22,8 milhões de dólares, a quinta maior para qualquer filme e o maior para um título classificado como PG.

Está na sétima posição de lançamentos de todos os tempos para qualquer filme

Beauty and The Beast derrotou o último filme do Harry Potter, que tinha faturado $169,2 milhões de dólares na estreia, para ocupar o sétimo lugar na lista dos 10 melhores da América do Norte, uma conquista enorme. Alguns estúdios rivais acreditam que, quando a contagem for finalizada, o longa poderá chegar a ter $174 milhões de dólares, o que o deixaria ao lado de Iron Man 3 no sexto lugar.

Maior estreia de todos os tempos para um filme com uma mulher como protagonista

Em uma era onde os executivos de Hollywood ponderam a falta de mulheres fortes atrás e na frente das câmeras, Beauty and The Beast mais uma vez sublinha o poder das mulheres e meninas. Na sexta-feira, 17, mais de 70% dos ingressos vendidos foram comprados pelo sexo feminino, embora essa porcentagem tenha diminuído no fim de semana para 60%, de acordo com a Disney. Podemos comparar com os seguintes longas: The Hunger Games: Catching Fire, que estreou com $158,1 milhões de dólares em novembro de 2014, enquanto a Twilight Saga: New Moon arrecadou $142 milhões de dólares em novembro de 2009; esses números são os melhores para cada franquia.

Maior estreia doméstica em quase um ano

Ninguém poderia imaginar que a Beauty and The Beast seria a maior estreia da América do Norte em quase um ano; Captain America: Cilvil Warl arrecadou $179,1 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana no início de maio de 2016. Também não era esperando que iria bater Rogue One: A Star Wars Story, que estreou em dezembro do ano passado com $155 milhões de dólares, ou até mesmo para o que teve a melhor renda em março do ano passado, batendo Batman v. Superman: Dawn of Justice, que se curvou a $166 milhões de dólares durante o último final de semana do mês. Beauty and the Beast também registrou a maior abertura de março em vários mercados estrangeiros, incluindo México ($11,6 milhões), Alemanha ($10,7 milhões) e Espanha ($5,8 milhões).O Brasil ainda não havia divulgado seus números até o momento da publicação dessa matéria.

Novo recorde para a Disney

O estúdio já provou ser o melhor em transformar os amados clássicos animados em filmes de ação ao vivo, começando com Alice in Wonderland, e depois com Maleficent, Cinderella e The Jungle Book. Mas, Bela definiu um novo recorde para eles. Alice in Wonderland, dirigido por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp, já teve a maior estreia para este gênero de filmes, estreando com $116,1 milhões de dólares no fim de semana de 3 a 5 de março de 2010, e totalizou uma renda de $1,025 bilhão de dólares globalmente.

Fonte: The Hollywood Reporter.