Beauty and The Beast traz a emoção do conto da Disney às telas grandes

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Ema Waston

Estreia nesta sexta-feira, 17 de março, Beauty and The Beast, um dos filmes mais esperados do ano dos estúdios Disney. Um conto antigo, mas cheio de frescor nessa nova adaptação do conto de fadas animado sobre o príncipe de aparência monstruosa e a jovem, chamada Bela (Belle, no original), que se apaixonam.

Bela, moradora de uma pequena aldeia francesa, tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade dele. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana. Considerada uma das mais amadas animações e levando em conta de que foi a primeira animação a ser indicada ao prêmio Oscar na categoria de Melhor Filme, seria quase que impossível fazer um longa tão perfeito ou até melhor, mas o diretor Bill Condon não deixou a desejar.

A adaptação permanece bastante fiel à obra-prima de 1991, entretanto, os roteiristas Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos revelam certos detalhes das personagens e dos cenários para dar mais profundidade a história. Gaston, interpretado por Luke Evans, é muito mais metido e desagradável. LeFou, interpretado por Josh Gad, não é tão perverso e, caso você não tenha acompanhado a controvérsia em torno do filme, existem leves e sutis indicações de que ele é gay. E a Bela e a Fera, papel de Emma Watson e Dan Stevens, respectivamente, não mostram tanto o afeto que se cria entre a sequestrada e o sequestrador como na animação, graças a uma nova trama emocional na história em que os dois perdem suas mães ainda crianças.

Bom, isso tudo para falar que foi um prazer estar na coletiva de imprensa que aconteceu no último dia 5, em Beverly Hills. Estavam presentes os atores Dan Stevens, Emma Watson, Luke Evans, Josh Gad,Audra McDonald,Gugu Mbatha-Raw, o diretorBill Condon e o compositor Alan Menken.Antes das perguntas, assistimos a uma apresentação exclusiva da trilha sonora com o compositor Alan Menken no piano, ao vivo, onde pudemos escutar músicas como Be Our Guest, Beauty & The Beast, entre outras. O mais legal foi quando Alan convidou os atores Luke e Josh para cantar a música Gaston. Foi muito bonito e emocianante, um momento mágico e único. Agora vamos a alguns fatos do longa:

- Quando foi convidado para transformar a animação em filme, o diretor Bill Condon estava com medo e preocupado. Uma vez que superou seu medo inicial, ele concentrou em algumas das perguntas que não foram respondidas na clássica versão de 1991. Uma dela, eu citei lá no início, sobre a polêmica sobre a preferência sexual da personagem LeFou. O diretor Bill Condon disse que precisava modernizar o antigo conto e disse: "é preciso ter um olhar mais observador, aprofundar e aceitar as pessoas pelo o que elas são. Assim como a Disney, estamos incluindo a todos. Acho que este filme é para todos, e na tela, você verá todo mundo, e isso era importante para mim, eu acredito que para todos nós”.

[caption id="attachment_139920" align="alignleft" width="200"] Emma Waston[/caption]

- Quando a atriz Emma Watson ouviu pela primeira vez Paige O'Hara cantando como Belle, ela imediatamente ressoou com sua voz. Emma fez disso sua inspiração para assumir o papel de Belle. Ela queria transmitir o mesmo espírito que Paige teve no original. Outra característica que Belle possui é a rebeldia e Emma acredita que a paixão pelos livros faz com que essa característica fique mais evidente. Segundo Emma, os livros podem ser extremamente poderosos e libertadores.

- Já o ator inglês Dan Stevens, disse que ser a Beast (Fera) foi um compromisso mais físico e apontou que ele teve que usar um terno muscular durante as filmagens. E para ficar alto, ele não só teve que atuar em pernas de pau (palafitas), como também teve que aprender a dançar com elas.

- De acordo com ator inglês Luke Evans, ele não gostaria que Gaston fosse apenas o cara mau, ele queria mesmo que ele se tornarsse mau. Luke disse também que era parte do processo de criação da personagem fazer com que Gaston lentamente se tornasse o vilão, como se o ciúme assumisse a sua mente e as suas ações.

- O compositor Alan Menken falou sobre os diferentes números musicais do longa. Ele discutiu que cada interação na Beauty & The Beast contém diferentes números musicais. Na versão da Broadway, a Beast (Fera) canta If I Can’t Love Her e nesta nova adaptação para o cinema, ela canta Evermore.

- O ator americano (ele é de Hollywood, FL) Josh Gad custou a aprender a montar no cavalo durante as filmagens. Ele comentou que, enquanto Luke e o resto do elenco conseguiram montar em seus cavalos sem qualquer problema, o seu cavalo, que era chamado Buddy, só foi um amigo para ele. Josh também comentou que quando recebeu o telefonema para interpretar LeFou, ele teve um flashback e lembrou de quando tinha 10 anos e viu o filme pela primeira vez. Beauty & The Beast, Aladdin e The Little Mermaid foram algumas das animações que fizeram parte da sua infância.

- A atriz inglesa Gugu Mbatha-Raw é fã do filme original de 1991 e estava muito feliz e animada por fazer parte dessa versão. Gugu teve que aprender o sotaque francês para interpretar Plumette e teve o mesmo treinador de dialeto que Ewan McGregor, que interpreta Lumière, teve para o filme.

E, para finalizar, os créditos finais tem uma nova canção, How Does a Moment Last Forever, da cantora Céline Dion. Enfim, Beauty and the Beast possui detalhes lindos, tudo tão bem feito, do jeito que todas as versões adaptadas de animações deveria ser traduzidas para a tela grande. E, se você é fã, ou até mesmo os que não é, pode ter certeza que ficará com os olhos cheios d’água. #BeautyAndTheBeast #BeOurGuest