Bebê de 18 dias morre por meningite viral após beijo nos EUA

Por Gazeta News

Mariana Sifrit
[caption id="attachment_149285" align="alignleft" width="300"] Foto: Mariana Sifrit.[/caption]

Um bebê com 18 dias de vida morreu após ter sido infectada com o vírus da meningite depois de receber um beijo, no estado de Iowa.

A recém-nascida Mariana Sifrit, contraiu meningite viral causada pelo vírus HSV-1 quando tinha menos de uma semana de idade e morreu na manhã de terça, 18.

Os pais, Shane e Nicole Sifrit, perceberam que havia algo de errado com a filha, porque ela não se alimentava e nem regia a estímulos. Rapidamente a levaram ao hospital, onde os médicos diagnosticaram a criança com meningite.

Uma semana após o nascimento de Mariana em 1º de julho, seus pais se casaram. No entanto, foi durante a cerimônia, o casal percebeu que a filha não estava bem e a levaram ao hospital.

Os médicos admitiram aos pais a possibilidade de a criança ter sido contagiada através de um beijo de algum portador do vírus. Depois da morte da filha, os pais fizeram um apelo a todos os casais: "Não deixem que beijem os seus bebês".

Os médicos explicaram que o vírus pode ser transportado por alguém infectado e ser repassado, mesmo que não haja alguma ferida aberta. Os pais não conseguiram identificar exatamente como a bebê foi infectada. Os pais de Mariana, Nicole e Shane Sifrit, fizeram exames cujo resultado indicou que ambos não possuem o vírus.

O HSV-1 é o mesmo vírus da herpes que causa feridas e raramente leva a meningite viral - que faz com que o tecido que cobre o cérebro e a medula espinhal fiquem inflamadas, de acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças.

Os bebês com menos de 1 mês e as pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos são mais propensos a desenvolver uma doença grave quando diagnosticados com meningite viral, de acordo com o CDC, que aconselha os pais a serem particularmente cuidadosos durante os primeiros meses de vida do bebê.

Com informações da CNN.