Zika: Uma em cada dez grávidas teve bebê com defeitos congênitos

Por Gazeta News

Foto flkickr Mat Santos
[caption id="attachment_124905" align="alignleft" width="266"] Cerca de 30 a 40 novos casos são registrados toda semana nos EUA. Foto: flickr.[/caption]

Ressaltando o sério risco de defeitos congênitos do zika vírus, autoridades federais de saúde relataram nesta terça-feira, 4, que uma em cada dez mulheres grávidas que tiveram a infecção confirmada em 2016 tiveram um feto ou bebê com uma microcefalia ou outro distúrbio neurológico associado ao vírus.

O risco de defeitos congênitos foi ainda maior, cerca de 15%, entre as mães infectadas durante o primeiro trimestre da gravidez, de acordo com o último relatório "Vital Signs", do Centers for Disease Control and Prevention.

Para a diretora interina do CDC, Anne Schuchat, o vírus continua a ser uma ameaça para as mulheres grávidas nos Estados Unidos. “Com o tempo quente, uma nova temporada de mosquitos e viagens de verão se aproximando rapidamente, a prevenção é crucial para proteger a saúde das mães e bebês", disse em teleconferência com a imprensa nesta terça-feira.

O relatório do CDC é o primeiro a analisar um grupo de mulheres grávidas nos Estados Unidos com infecção confirmada, no período de 15 de janeiro a 27 de dezembro de 2016 e relatado ao U.S. Zika Pregnancy Registry.

Durante o período citado, 1.297 grávidas em 44 estados foram notificadas ao registro, mas apenas 972 completaram suas gravidezes, entre nascidos vivos e natimortos.

Entre as 972 gestações concluídas, os defeitos de nascimento relacionados com Zika foram relatados em 51 casos (ou 5%). A proporção de defeitos congênitos foi maior, cerca de 10%, quando limitada a gravidezes com infecções confirmadas laboratorialmente.

Além disso, a maioria das pessoas infectadas com Zika, cerca de quatro em cada cinco, não têm sintomas, que podem incluir febre, dor muscular, erupção cutânea e olhos vermelhos. Por essa razão, o CDC está monitorando todas as mulheres grávidas com qualquer evidência de infecção recente Zika.

Segundo o CDC, cerca de 30 a 40 novos casos são relatados a cada semana nos Estados Unidos.

O relatório aponta que a maioria das mulheres incluídas adquiriu Zika em viagens. A análise CDC não inclui dados de mulheres grávidas em Porto Rico, onde mais de 37 mil casos foram relatados desde 2015.

Miami-Dade, Broward e Palm Beach

O CDC relatou em março que a ameaça de Zika era ainda maior para o Sul da Flórida - com um risco aumentado desde junho de 2016 para os residentes nos condados de Broward e Palm Beach por causa dos padrões locais de viagem e desafios na identificação de todas as áreas onde o vírus estava se espalhando.

O CDC aconselha as mulheres grávidas a evitarem todas as áreas com a propagação ativa do vírus, incluindo Miami-Dade.

Autoridades de saúde da Flórida confirmaram 1.440 infecções Zika em 2016, incluindo 292 mulheres grávidas. Este ano, o departamento de saúde relatou 34 infecções de Zika em todo o estado, incluindo 18 mulheres grávidas.

Com informações do Miami Herald.