Beleza brasileira e show de imagem positiva muito além do fervor da competição

Por Gazeta Admininstrator

Que o evento Miss Brasil-USA é um sucesso, toda a comunidade brasileira sabe. Afinal, é a própria comunidade brasileira que consagrou este evento que vem sendo realizado há 14 anos e se tornou um marco na história de nossos eventos sociais nos Estados Unidos.
No último final de semana aconteceu em Fort Lauderdale a Final Nacional do evento 2005 e a maior lição aprendida de mais essa realização, foi a importância de termos eventos de porte, com estrutura e repercussão nacional.

Na verdade, o Miss Brasil-USA não é apenas um “concurso de Miss”, uma instituição em sí de polêmica importância e sempre alvo de muitos questionamentos. O caso do Miss Brasil-USA é bem diferente, e as razões podem ser enumeradas:

1 – A beleza da mulher brasileira é hoje um fato consumado em termos de despertar interesse em todo o mundo.

2 – A comunidade brasileira vem ganhando cada vez mais visibilidade e o Miss Brasil-USA é um dos eventos ao lado de outras grandes realizações de porte nacional como o Brazilian Day em NY e o Press Award, que enfocam a nossa comunidade sob um ângulo altamente positivo.

3 – Agregando música brasileira, coreografia, temáticas brasileiras e produtos brasileiros como patrocinadores e participantes, o Miss Brasil-USA é uma colorida e variada vitrine da presença brasileira nos Estados Unidos.

4 – Pelas três razões enumeradas acima, é um dos nossos eventos que mais atrai a atenção não só dos brasileiros, mas importantíssimo, dos norte-americanos e hispânicos, revelando-se um grande potencial para as empresas envolvidas e para a nossa comunidade como um todo.

Há, inegavelmente o aspecto da competitividade, que apaixona e faz com que nem todos saiam do evento com um sorriso nos lábios. Nossa experiência de décadas realizando eventos desse tipo nos ensinou que de nada adianta explicar que apenas uma das concorrentes irá ganhar o título. Para cada mãe de Miss ou pai de Miss, a sua filha sempre será merecedora do primeiro lugar. É muito compreensível.

Curiosamente, nos bastidores do Miss Brasil-USA, o qual vivenciamos por todo este final de semana, se percebeu um clima muito menos competitivo do que aquele demonstrado por alguns torcedores e familiares. Havia entre as 44 finalistas, com isoladas exceções, um verdadeiro sentido de fraternidade.

“Estamos aqui para celebrar o Brasil”, dizia a Miss Salt Lake City. “O mais importante é que esse evento nos dá a oportunidade de confraternizarmos com brasileiros de todo o país”, completa a Miss Danbury. “Eu vou participar novamente porque é uma experiência sensacional”, acrescentava outra concorrente.

A conclusão é simples: pelo fato de ser o ponto alto de celebração social e da mulher brasileira nos Estados Unidos, o Miss Brasil-USA se tornou muito mais do que uma mera competição de medidas, caras e bocas.
É, de fato, uma festa maior para a imagem do Brasil, repleta de glamour, luxo, personalidades de enorme destaque, incríveis talentos musicais que defendem aqui nos Estados Unidos a nossa música, coreografia, cenários e participação empresarial.

Isso tudo define o evento e explica seu extraordinário crescimento. A ponto de despertar o justificado interesse de grandes corporações.