Bélgica diz sim a adoção de crianças por casais gays.

Por Gazeta Admininstrator

O Senado belga aprovou nesta quinta-feira (20) um projeto de lei que autoriza a adoção de crianças por casais homossexuais. Com essa permissão a Bélgica a ser torna o sexto país do mundo a legalizar esta polêmica questão.

A votação dessa nova lei foi bastante acirrada. No final, apenas um voto deu a vitória para aqueles que apoiavam o projeto. O pleito contou com 34 votos a favor, 33 contra e duas abstenções.

Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou a lei que consente aos casais gays o direito de adotar crianças. Nessa ocasião, a proposta de lei teve o apoio dos socialistas, dos ecologistas e dos liberais belgas. Os democrata-cristãos e a extrema direita ficaram do outro lado da balança votando contra.

Até então, apenas cinco países: Espanha, Reino Unido, Suécia, Canadá e África do Sul, tinham aprovado lei semelhante a essa sem restrições aos casais homossexuais.

Com base na nova lei, os casais homossexuais regularmente casados e que vivem juntos terão os mesmos direitos dos casais heterossexuais sobre o que se refere a adoções de crianças, sejam elas belgas ou estrangeiras.

Em 2003, a Bélgica se tornou o segundo país no mundo, depois da Holanda, a legalizar o casamento entre gays.