Benefícios da vitamina D na gestação

Por Gazeta News

barriga-de-gravida

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, apontou que a força muscular das crianças está relacionada ao nível de vitamina D no organismo da mãe durante a gravidez. A pesquisa, publicada no jornal científico “The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”(JCEM), mediu os níveis de vitamina D em 678 mulheres na 34ª semana de gestação. Tempos depois, os pesquisadores mediram a massa e a força muscular das crianças ao agarrarem um objeto com as mãos, com quatro anos de idade. Os resultados mostraram que mães com níveis mais altos de vitamina D no organismo geraram filhos mais fortes.

O pesquisador Nicholas Harvey, que liderou o estudo, afirma que essa relação entre vitamina D e força muscular também pode surtir efeitos na saúde futura das crianças. Para ele, é provável que a maior força observada aos quatro anos persista na vida adulta e ajude a prevenir problemas que têm sido relacionados à baixa força muscular em adultos, como diabetes, quedas e fraturas.

A importância da vitamina D O estudo da Universidade de Southampton se soma a outros que vêm comprovando e reiterando a importância da vitamina D na gestação. Uma pesquisa publicada no final de 2012 pelo JCEM, por exemplo, apontou que mães com carência de vitamina D no primeiro e segundo trimestres da gestação têm maiores chances de gerar bebês abaixo do peso normal, podem ter diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, infecções vaginais e perda de massa óssea, embora algumas destas hipóteses ainda dependam de trabalhos complementares.

Segundo o obstetra Jurandir Piassi Passos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), há trabalhos que mostram que mesmo com o esforço de se expor ao sol, principal formação de vitamina D no organismo, pode ser difícil atingir os níveis ideais da vitamina. Nesses casos, pode ser necessário receitar suplementos, e a maioria dos polivitamínicos indicados pelos obstetras às gestantes já contém doses de vitamina D. Mas é importante ter acompanhamento médico para evitar o excesso da vitamina. “Essa vitamina pertence ao grupo das lipossolúveis, que se acumulam no organismo, diferente das hidrossolúveis que são eliminadas. O excesso da substância é prejudicial e pode causar alterações renais, sensação de boca seca, náusea e vômitos”, explica Passos.