Bernardinho: 'Estamos apenas iniciando o ciclo olímpico'

Por Gazeta Admininstrator

A coleção de títulos do técnico Bernardinho à frente da seleção brasileira masculina de vôlei aumenta temporada após temporada. A conquista da Liga Mundial neste domingo foi a 11ª do treinador desde que assumiu o cargo, em 2001. Em 14 competições à frente da equipe, o Brasil chegou ao pódio em todas.

No currículo, o treinador tem a medalha de ouro olímpica em Atenas-2004, o Campeonato Mundial de 2002 e quatro títulos da Liga Mundial (2001, 2003, 2004 e 2005). Além disso, levou a seleção aos títulos da seletiva para o Campeonato Mundial em 2001, da Copa do Mundo 2003, da Copa América 2001 e dos Sul-Americanos de 2001 e 2003.

Desde o Pan-Americano de 2003, em Santo Domingo (República Dominicana), quando o Brasil foi derrotado surpreendemente pela Venezuela nas semifinais, a seleção de Bernardinho ganhou tudo o que disputou.

Além do bronze no Pan, o Brasil não conseguiu ser campeão em outras duas competições: vice na Copa dos Campeões de 2001 e na Liga Mundial de 2002, esta última em casa, perdendo a decisão para a Rússia.

Dos cinco títulos do país na Liga Mundial, Bernardinho comandou os últimos quatro. Neste ano, a campanha da seleção foi quase perfeita. O Brasil venceu 14 dos 15 jogos que disputou. A única derrota foi para Portugal, ainda na primeira fase.

Fiel ao estilo, Bernardinho evitou comemorar a conquista, lamentados os erros e falando dos próximos desafios:

- Estamos apenas iniciando o ciclo olímpico e ainda temos muito a ser trabalhado e melhorado. No primeiro set o time estava indirigível. Sérvia e Montenegro entrou tão forte e cometemos tantos erros que nada do que eu fizesse ou quisesse daria resultado. Me restava olhar nos olhos dos jogadores e ali eu vi que eles tinham confiança e podiam mudar a história do jogo.