Biblioteca Ambulante brasileira aceita doações de livros

Por Gazeta News

biblioteca ambulante

Em dois anos, o projeto Biblioteca Ambulante tem conquistado cada vez mais brasileiros. Iniciado pelos donos do Restaurante Picanha Brazil, Ivanete e Marco Dombrowski, o projeto tem incentivado a leitura. “Tem dias que temos as prateleiras cheias e de repente quando vejo de novo, já está vazia”, disse Ivanete.

O projeto comunitário tem como meta fazer com que livros em português circulem pela comunidade e por isso aceita doações constantemente. “Temos parcerias com alguns pontos, como um escritório em Pompano Beach e o Vamos Falar Português”, explica a fundadora do projeto. “Mas o principal é que os livros sejam deixados conosco no restaurante para nós fazermos a distribuição”.

A base da biblioteca é a confiança. “Não há controle, a pessoa pega, lê e devolve”, disse Ivanete. “Claro, tem gente que pega uma trilogia inteira e demora meses para devolver, mas eventualmente o livro volta”.

Embora muitos leiam pela internet ou baixem livros em tablets, etc, muitos dizem a Ivanete que não há nada melhor do que sentar na varanda e ler um livro de verdade.

Ivanete estima que uns mil livros estejam circulando entre brasileiros na comunidade, mas já faz tempo que ela e seu marido pararam de controlar.

Com o final do ano, quando muitos aproveitam para limpar a casa e as prateleiras, uma ideia é doar livros para a biblioteca ambulante. São aceitos somente livros de leitura e não de gramática ou religiosos. “Quando recebemos doações de livros religiosos, por exemplo, doamos para a igreja. Ou seja, eles são aproveitados mesmo assim”, disse Ivanete. “Em geral temos 99% de aproveitamento das doações. Alguns livros vem novinhos”.

Onde: 22797 Florida 7, Boca Raton, FL 33428. Tel: (561) 488-5737.