Biden cita recomeço e Dilma deve visitar os EUA este ano

Por Gazeta News

dilma-biden

Em uma reunião que em vez de 10 minutos durou mais de uma hora, o vice presidente americano Joe Biden e a presidente Dilma Rousseff, que tomou posse no dia 1o para o seu segundo mandato, selou o que deve ser o retorno à normalidade na relação entre os dois países. O encontro ocorreu no Itamaraty.

Ao sair do Itamaraty, Biden afirmou aos jornalistas que o esperavam que esse é "um novo ano, um recomeço". Perguntado se a presidente iria aos EUA este ano, respondeu: "Eu espero que sim".

A visita de Estado da presidente do Brasil aos Estados Unidos, que foi cancelada em 2013 por causa dos escândalos de espionagem da National Security Agency, deve acontecer este ano, possivelmente no segundo semestre.

Desde a crise causada pela descoberta de que membros do governo e mesmo a presidente foram espionados pelos EUA, Biden foi designado pelo presidente Barack Obama como o principal interlocutor de Dilma, na tentativa de retomar as relações.

Dilma e Biden conversaram também sobre a retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. A presidente cumprimentou o americano pela iniciativa e afirmou que esse passo foi importante não apenas para Cuba e EUA, mas também para a melhoria nas relações na América Latina.