Biden desiste de concorrer e Hillary aumenta vantagem entre os democratas

Por Gazeta News

[caption id="attachment_95289" align="alignleft" width="300"] Hillary segue favorita na corrida presidencial. Foto: CSIS.[/caption]

A pré-candidata à Casa Branca, Hillary Clinton, aumentou sua vantagem frente a seu principal rival na corrida pela nomeação democrata, Bernie Sanders, após o primeiro debate televisionado do partido, realizado na última semana.

Segundo uma pesquisa realizada pela “NBC” e pelo “The Wall Street Journal”, divulgada no dia 20, Hillary aparece com 20 pontos à frente de Sanders e com o apoio de 49% dos eleitores democratas contra 42% no mês passado.

O apoio de Sanders, o único rival formal da ex-secretária de Estado, caiu de 35% para 29%, segundo a pesquisa.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que aparecia em terceiro lugar, com 15% da preferência na pesquisa, anunciou no dia 21 que está fora da corrida presidencial. Em discurso ao lado do presidente Barack Obama, Biden descartou a possibilidade, mas disse que não ficará calado “Enquanto eu não for candidato, não ficarei em silêncio. Pretendo falar sobre onde estamos como partido e onde precisamos ir como uma nação”, declarou Biden.

Webb abandona pré-candidatura Democrata

O ex-senador norte-americano pelo estado da Virgínia, Jim Webb, desistiu de tentar se candidatar à presidencia dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e anunciou que está considerando concorrer ao cargo como candidato independente.

“Estou retirando minha tentativa de ser o nomeado pelo Partido Democrata”, disse Webb no dia 20. Segundo ele, essa decisão vai levar em conta o apoio que ele receberá nas próximas semanas. Webb afirmou que suas visões nem sempre se alinham com um Partido Democrata que tem ido aos “extremos” nos últimos anos. “O Partido Democrata precisa voltar para suas mensagens mais tradicionais”, declarou.

O ex-senador tem aparecido nas pesquisas com pouco apoio dos eleitores democratas e não conseguiu progredir depois do debate do partido realizado na semana passada. Com a saída de Webb, restam quatro principais pré-candidatos democratas, apenas dois deles com mais de 1% nas pesquisas nacionais.

Fonte: AFP.