Bill Gates defende visto para profissionais estrangeiros qualificados

Por Gazeta Admininstrator

"Os Estados Unidos devem remover algumas barreiras legais e permitir que estrangeiros talentosos trabalhem no país, se quiserem continuar sendo líderes em tecnologia", disse Bill Gates, presidente da Microsoft, em um evento realizado nesta quarta-feira.

De acordo com o executivo, a Microsoft tem dificuldades em encontrar profissionais qualificados nos Estados Unidos, e as barreiras para que estrangeiros obtenham o visto H-1B tornam a situação pior.

O H-1B permite que profissionais estrangeiros trabalhem nos EUA, em áreas com falta de mão-de-obra norte-americana. Para conseguir essa autorização, é necessário ter nível superior completo ou 2º grau completo e experiência profissional comprovada.

Há uma quantidade limitada desse tipo de visto expedida anualmente. O número de 195 mil, vigente entre 2001 e 2003, foi cortado para 65 mil em 2004 e 2005.

"A idéia desse visto é barrar a entrada de pessoas inteligentes e capacitadas no país. Isso não faz o menor sentido", afirmou Gates.

Suas declarações, diz a agência de notícias Reuters, vão ao encontro do que dizem muitos empresários e profissionais da educação. Segundo eles, os EUA precisam investir em educação, pesquisa e desenvolvimento para não ficar atrás de países como a Índia e China, que ganham espaço na economia global e se destacam na área de tecnologia.