Bill Gates e Bono são 'personalidades do ano' da 'Time'

Por Gazeta Admininstrator

O homem mais rico do mundo, Bill Gates, sua mulher, Melinda, e o cantor Bono foram eleitos "Personalidades do Ano" pela revista americana Time.
A publicação afirmou que o casal Gates e o vocalista do U2 foram escolhidos por seus esforços em diminuir a pobreza e melhorar as condições de saúde no mundo.

"Por terem sido perpicazes no empenho de fazer o bem, por convencerem políticos e reestruturarem a justiça, por fazerem da compaixão algo mais penetrante e da esperança uma estratégia, e depois por conseguirem fazer com que todos nós os seguíssemos, Bill Gates, Melinda e Bono são as 'Personalidades do Ano' da Time", diz um editorial da revista, que deve chegar às bancas nesta segunda-feira.

A publicação elogiou o casal Gates por ter construído a maior organização de caridade do mundo, a Fundação Bill e Melinda Gates, e ter "feito doações em dinheiro mais rapidamente que qualquer outra pessoa".

Segundo a Time, em 2005, a entidade conseguiu salvar cerca de 700 mil vidas em países em desenvolvimento ao financiar programas de vacinação. Além disso, a fundação doou computadores para dezenas de milhares de bibliotecas e patrocinou um grande fundo para bolsas de estudo.

Bill Gates, que é fundador da gigante de informática Microsoft, tem uma fortuna pessoal avaliada em US$ 46,5 bilhões. Neste ano, ele liderou mais uma vez a lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes.

Bono

Já o cantor Bono, vocalista da banda irlandesa U2, destacou-se por seus esforços na luta contra a pobreza, segundo a Time.

"Bono seduziu, intimidou e até fez chantagem emocional para fazer com que os líderes dos países mais ricos do mundo perdoassem uma dívida de US$ 40 bilhões dos países pobres", afirmou a revista.

Os ex-presidentes americanos George Bush e Bill Clinton foram eleitos os "Parceiros do Ano" por seus esforços humanitários depois da devastação provocada pelo tsunami na Ásia e pelo furacão Katrina no sul dos Estados Unidos.

Influência

A Time publica um edição especial com a Personalidade do Ano desde 1927.

A revista diz ter como objetivo "escolher a pessoa ou as pessoas que mais influenciaram as notícias e as nossas vidas, para o bem ou para o mal".

No ano passado, o "prêmio" ficou para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Em 2003, a revista homenageou "O Soldado Americano".

O líder nazista Adolf Hitler ganhou em 1938. Em 1979, o eleito foi o supremo líder do Irã, o aiatolá Khomeini.