Blatter diz “não” aos EUA - Linha Direta

Por Daniel Galvão

SuÌÁa, Zurique, 30/03/2012. O presidente da Fifa, Joseph Blatter durante coletiva na sede da Fifa em Zurique, na SuÌÁa. Foto: ANJA NIEDRINGHAUS/ASSOCIATED PRESS/AE - CrÈdito:ANJA NIEDRINGHAUS/ASSOCIATED PRESS/AE/CÛdigo imagem:112058
[caption id="attachment_90205" align="alignleft" width="300"] Joseph Blatter[/caption]

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, recusou participar da sessão do Senado dos Estados Unidos, na qual será analisado o escândalo de corrupção no futebol. O caso ganhou repercussão mundial no dia 27 de maio deste ano, quando sete dirigentes da entidade foram presos em Zurique, na Suíça.

• Sinal amarelo A República Dominicana ameaça promover deportação em massa de moradores com ascendência haitiana. A notícia deixou o Palácio do Planalto em alerta. Autoridades e instituições que atendem imigrantes no Brasil monitoram ações do governo dominicano que poderão ampliar o fluxo de haitianos para o país. • Transplante em Miami No fim de semana passado, o mineiro Antonio Gleiber Cassiano Júnior, de 16 anos, foi submetido a um transplante complicado, mas que foi bem sucedido, de intestino. A operação aconteceu domingo, 12, no Hospital Jackson Memorial, em Miami. • Transplante em Miami (2) O caso de Antonio Gleiber se tornou conhecido nas redes sociais. Isso porque, Juninho - como é conhecido - até então sofria da síndrome do intestino ultracurto, que fez com que ele perdesse 95% do intestino delgado – ele só tinha 10cm de intestino. • Acordo histórico Um acordo histórico entre o Irã e 6 potências mundiais foi celebrado na última terça-feira, 14. No pacto, firmado em Viena, o programa nuclear iraniano fica limitado em troca da suspensão das sanções econômicas impostas ao país. • Acordo histórico (2) Na prática, isso significa que o acordo está pondo fim a 35 anos de confronto entre Irã e EUA. O regime dos aiatolás preserva a capacidade de produzir energia nuclear, mas os americanos detêm o acesso dos iranianos à bomba atômica. • Acordo histórico (3) É, sem dúvida, a mais bem sucedida política internacional promovida por Barack Obama desde que chegou à Casa Branca, em 2009. • Petróleo mais barato, menos consumo O relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), publicado no início desta semana, apontou que a crise na zona do euro e a alta das taxas de juros nos EUA neutralizam o efeito positivo do barateamento do petróleo sobre o crescimento de seu consumo no planeta. • Petróleo mais barato, menos consumo (2) O documento revela, pela primeira vez, suas estimativas sobre a evolução do mercado mundial de petróleo em 2016. A perspectiva de altas das taxas de juros nos Estados Unidos e uma desaceleração da economia chinesa tendem a conter o consumo energético, indica a Opep.

• Mimimi...Nions! Depois de muita reclamação de pais norte-americanos, o McDonald’s teve que se posicionar sobre a acusação de que uma versão de Minion, distribuído como brinde no McLanche Feliz, falaria uma expressão nada educada em inglês. Entretanto, em nota, a rede garantiu que as criaturinhas amarelas falam um dialeto próprio impossível de ser traduzido ou igualado a qualquer idioma.

RAPIDINHAS • O governador do Piauí, Wellington Dias, chegará aos Estados Unidos no fim deste mês para acertar empréstimo do Banco Mundial no valor de $320 milhões de dólares. • Dois incêndios de grandes proporções em 15 dias. Numa cidade turística como Orlando, as consequências vão muito além do que se perde nas chamas. • Curta brasileiro premiado em 2014 nos Estados Unidos será lançado no Brasil. “Te Amo! Shabbat Shalom”, da atriz e diretora carioca Aymara Limma, será exibido pela primeira vez no Rio de Janeiro, no dia 22. • Intitulada “America’s Global Image”, uma pesquisa produzida pelo Pew Research Center mostra que o país que mais “odeia” os EUA no mundo é a Jordânia.