Blog do Daniel Galvão

Por Daniel Galvão

Pressão total O fim da Era 'Dilma' não trouxe - e não deve trazer - calmaria ao cenário político brasileiro. Os atos contra o Governo Temer começam a engrossar. Os últimos reuniram mais de 100 mil pessoas e podem ser um indicativo de dias cada vez mais difíceis à administração do peemedebista. O problema é que o prolongamento da crise política mantém o país refém das consequências na esfera econômica. Vamos ver até onde a corda estica, né não?!

Rombo da corrupção A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, dia 5, a Operação Greenfield em oito estados e no Distrito Federal para apurar crimes de gestão temerária e fraudulenta contra Funcef, da Caixa Econômica Federal; Petros, da Petrobras; Previ, do Banco do Brasil; e Postalis, dos Correios — quatro dos maiores fundos de pensão do país. O Ministério Público calcula que o rombo provocado pelas fraudes e má gestão chegue a R$ 50 bilhões. O cálculo é baseado em informações da Previdência.

Pé embaixo O embarque do presidente Michel Temer (PMDB) para a cúpula de líderes do G-20, na China, tem como pano de fundo importantes objetivos para inspirar confiança no país e suas instituições, consolidar a legitimidade do novo governo perante a comunidade internacional, impulsionar uma revigoração da política econômico-comercial e sair da diplomacia monolítica que caracterizou o período de interinidade com a temática "Mercosul-eixo bolivariano". A retomada de uma enérgica diplomacia presidencial é uma das urgentes necessidades do país para revitalizar seu prestígio e influência no sistema internacional.

Bons ventos na Espanha O parlamento espanhol tenta formar uma base aliada capaz de governar o país, porém, mesmo diante da ausência de uma autoridade que lidere a administração pública, sua economia deve crescer 3% em 2016, conforme apontado pelo FMI. As boas notícias da economia espanhola não param por aí. A taxa de desemprego, uma das maiores do mundo persistente por anos, finalmente caiu consideravelmente de 25,1% em 2015 para 23% em março deste ano.

Se a moda pega.... Um empresário paulista ficará sem carteira de motorista, passaporte e todos os seus cartões de crédito. Em uma decisão inédita, a 2ª Vara Cível de São Paulo entendeu que esse era o caminho para forçá-lo a pagar o que deve a uma concessionária de veículos. A juíza do caso, Andrea Ferraz Musa, usou como argumento uma brecha do novo Código de Processo Civil (CPC).