Blog sobre indocumentados ataca brasileiros em MA

Por Gazeta Admininstrator

A comunidade brasileira que mora na ilha de Martha’s Vineyard em Massachusetts, está intrigada com um blog criado recentemente, com foco em imigrantes indocumentados, mas dando especial atenção a brasileiros, independente de seu status imigratório.

O blog, em inglês, não identifica seu autor ou autores, e tem especial atenção não só nos brasileiros, como também nas empresas que os contrata. As informações são do Comunidade News.

Diversas empresas que empregam brasileiros protestaram na última semana contra o blog, que os acusa de contratar imigrantes indocumentados. O blog, que tem um texto inflamatório, causou angústia e raiva entre a comunidade brasileira assim como os empregadores. Um post no blog acusa entidades e diversas empresas, como de landscaping, restaurantes, lojas e até o YMCA local de contratar trabalhadores indocumentados.

Não está claro quem está por trás do blog, que não divulgamos para
não dar publicidade.

Os textos afirmam que está sendo compilado uma “galeria de vilões de todas as pessoas das igrejas brasileiras e fazendo uma referência cruzada com transações imobiliárias”. Há publicações diárias de links e novos posts acusando estabelecimentos que o autor pensa estar contratando imigrantes indocumentados. Comentários sob o post são a favor e contra, acusando o
autor de discriminação.

O alvo do blog são os imigrantes indocumentados, mas muitos dos nomes citados são de brasileiros que vivem legalmente na ilha. Um outro post do blog destaca a reportagem de um jornal sobre uma jovem brasileira que vive legalmente e que expressa a sua ambição de se tornar uma advogada de imigração. O post inclui um link para a página do Facebook pessoal e uma
fotografia. No final está a frase “você já teve a sensação de estar sendo observada?”

Comentando a história de um carpinteiro americano que disse ter se mudado da ilha por ter perdido trabalho para os imigrantes, que trabalham por menos, o autor do blog diz: “É, vai procurar um emprego antes que um ‘zily’ (apelido dado aos brasileiros) encontre antes de você”.

Steve Bernier, proprietário do Cronig’s Market, onde pelo menos 60% dos funcionários são brasileiros, é uma das pessoas que está contra o blog. “Estou chocado e assustado”, disse Bernier.

Ele afirma que todos os seus funcionários são legais no país. “Tudo aqui é feito conforme a lei”, disse. “Todos estão na folha de pagamento”.

Para ele a criação do blog tem a ver com as dificuldades econômicas dos dias de hoje.

“Nós estamos em tempos de pressão econômica na ilha, onde os trabalhos estão pagando 20% menos do que o normal enquanto os custos estão 20% mais altos”.

“Dispostos a trabalhar”

Para ele, a ideia é de que os imigrantes estão tomando os empregos dos nativos. “Eu digo, me mostre um norte-americano na porta procurando por emprego. Simplesmente não tem gente para fazer o serviço. Há quatro ou cinco anos, eu cheguei a pensar em fechar as lojas durante o verão às 6 da tarde porque não havia pessoas para trabalhar”, afirma Bernier.

Michael Donaroma, proprietário de uma companhia de landscaping em Edgartown
que emprega um grande número de brasileiros, também foi acusado no blog. Ele reagiu firmemente contra o que foi escrito. “Sim, eu emprego brasileiros, claro”, disse. “Eles estão na folha de pagamento, com o número do social, impostos e o formulário I9 - que é preenchido pela empresa afirmando que o funcionário é elegível para trabalhar no país”. “Alguns dos brasileiros trabalham comigo há 10, 15 anos e já têm dupla cidadania. Eles viajam, têm família aqui, crianças na escola, pagam impostos e fazem trabalhos que eu nunca acharia um nativo da ilha para fazer”, explica.

Para Donaroma, qualquer pessoa disposta a fazer o trabalho é contratada. Mas ele diz que os norte-americanos não querem fazer trabalho manual. “Eu contratei um norte-americano este ano, mas ele não ficou uma semana”, diz.