Boca Raton é cenário do último debate presidencial entre Obama e Romney

Por Gazeta News

FE_DA_121003ObamaRomneyWave425x283

Barack Obama, e o adversário republicano, Mitt Romney, se enfrentam nesta segunda-feira, 22, pela terceiro e último debate presidencial, desta vez em Boca Raton, sul da Flórida, às 9pm. A 15 dias da eleição presidencial norte-americana de 6 de novembro, os dois candidatos abordarão questões de política externa durante 90 minutos na Universidade Lynn, em Boca Raton (Flórida).

O debate será mediado pelo jornalista Bob Schieffer, da rede “CBS”. Debates entre candidatos a presidente geralmente influenciam pouco no resultado, mas este ano, com uma disputa excepcionalmente acirrada, tem sido uma exceção. Romney se recuperava de uma série de tropeços quando chegou ao primeiro debate, em 3 de outubro, em Denver. A boa apresentação do republicano alterou os rumos da disputa, empurrando-o para um empate técnico com o democrata Obama nas pesquisas. Mas, depois da tímida apresentação inicial, Obama foi apontado como vencedor - ainda que por estreita margem - do segundo debate, no dia 16. O ponto marcante do encontro foi um momento tenso a respeito da situação na Líbia.

O segundo debate interrompeu a trajetória de queda da candidatura democrata nas pesquisas, mas não definiu o cenário. Pesquisa NBC News/Wall Street Journal mostrou, no dia 21, os dois candidatos com 47% das intenções de voto entre eleitores inclinados a votarem. O debate em Boca Raton será a última chance para Romney e Obama serem vistos por milhões antes do dia da eleição. Mais de 60 milhões de espectadores assistiram a cada um dos dois encontros anteriores.