Boca Raton Football Club: Um gigante em formação

Por Pedro Heizer

12188078_1124714067538799_4705428937628840748_o (1)

O Boca Raton Football Club derrotou o Alianza Miami, no domingo, 20 de dezembro. A vitória ajudou o Boca Raton a ganhar seu segundo título em menos de três meses.

O campeonato é o segundo de Boca Raton no que tem sido uma das mais notáveis começo de uma franquia desde que o Houston Dynamo ganhou a MLS Cup Championships em suas duas primeiras temporadas na Major League Soccer.

Você provavelmente nunca ouviu falar de Boca Raton FC, o que não é surpreendente.

Boca Raton é uma equipe na quarta divisão da pirâmide da US Soccer que discuputa a American Premiers Soccer League (APSL) e foi virando cabeças não só no sul da Flórida e nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo em lugares como Itália, Brasil e Portugal.

A equipe começou a jogar em 5 de maio e, em seu primeiro jogo na história do clube, já tinha quebrado o recorde de público da APSL. Boca Raton FC perdeu um jogo em sete meses, quando tudo dito e feito. Teve 19 vitórias, dois empates, uma derrota, com dois campeonatos e a única vaga US Open Cup para uma equipe amadora no estado de Flórida. O clube não só foi vencedor no campo, mas também nas arquibancadas.

Com apenas cinco jogos em casa na temporada passada, o Boca Raton teve uma média de 493 fãs, que pode não parecer um número grande, mas é quando comparado com a grande escala de futebol nos Estados Unidos, no qual os tops  têm 60 de média de público.

Em um ano, Boca Raton foi capaz de surpreender na APSL, e foi capaz de avançar para as pré-eliminatórias da Lamar Hunt US Open Cup, a qual venceu e agora aguarda o sorteio para o torneio oficial, em janeiro.

Os US Open Cup é o equivalente a Copa do Brasil, onde as equipes de todas as divisões são capazes de jogar umas contra as outras.

“Esta tem sido uma das temporadas inaugurais mais bem sucedidos que eu já fiz parte”, diz o treinador Marcelo Castillo, que também é gerente geral do clube.

Nativo de Toronto, Castillo ganhou seu primeiro Campeonato Estadual FHSAA como assistente em 2002, na Olympic Heights e, em seguida, em 2010, como treinador principal no Boca Raton High School. Em seus 11 anos no Boca Raton High School, suas equipes acumularam 10 títulos de conferências e seis campeonatos regionais. Castillo ganhou o Palm Beach Coach of the Year 9 vezes, e duas vezes foi nomeado Florida High School de Coach of the Year (2010 & 2014).

Boca Raton terá pouco tempo para descansar. No início de janeiro o clube vai enfrentar o Fort Lauderdale Strikers, bem como alguns clubes que ainda serão anunciados. Para mais informações sobre Boca Raton FC visite o site: www.bocaratonfc.com