Body modification: você acha normal?
Se você nunca ouviu falar, as imagens falam por si. O conceito de body modification consiste em adicionar ao próprio corpo alguns “adereços”, de forma permanente. Acredite, ou não, o objetivo é puramente estético.
“Do mesmo jeito que a mulher acha bonito fazer implante de silicone, eu achei bacana fazer body modification”, conta Luciano Iritsu, 28 anos, body moder (especialista em body modification ) há dois anos, que possui um implante nos braços.
Alguns optam em fazer pela identificação pelo assunto. “Conheci profissionais da área e vi que aquilo tinha realmente a ver comigo. Daí para fazer uma modificação foi questão de tempo”, relata Rômulo Cruz, 27 anos, que faz tatuagem desde os 12, e também é profissional da área.
Outros até mudam de idéia depois. “Depois que eu casei e tive filhos, mudei um pouco meu pensamento, vi que não tinha muito a ver estar todo modificado. Não precisa ficar monstrinho para trabalhar com tatuagem”, argumenta Ronaldo Sampaio, o Snoopy, body moder há cinco anos.
Qualquer que seja o motivo, quem tiver interesse em fazer uma body modification tem que estar muito atento a alguns cuidados que devem ser tomados.
O que é: Body modification é todo tipo de modificação no corpo (irreversível ou não) feita por uma razão não-médica. Geralmente, é feita por motivos culturais, espirituais ou estéticos.
Tipos: Existem sete tipos de transformações corporais. Alguns body moders (especialistas em body modification) consideram o piercing (que pode ser feito desde o jeito mais comum, como no umbigo, até nos órgãos genitais) também como uma body transformation.
1. Escarificação
Cortes de bisturis com o intuito de formar uma cicatriz de acordo com o desenho desejado pela pessoa.
2. Branding
Aplicação de ferro quente na pele da pessoa com uma chapa de aço esquentada por um maçarico. Após a queima desta pele, forma-se uma cicatriz com o desenho desejado por quem faz a transformação.
3. Bifurcação da língua (Tong Split)
Cirurgia que divide a língua em duas partes. Há quem diga que, em alguns casos, dê até para mexer as duas partes separadamente.
4. Implantes subcutâneos
O body moder implanta um objeto (de silicone, osso, de aço, etc...) sob a pele, formando um alto-relevo.
5. Pocket
O pocket é como se fosse um piercing. Porém, a diferença é que a haste fica para fora, e as pontas ficam subcutâneas (dentro da pele). Pode ser feito no braço, na nuca, no tórax e no umbigo, dependendo da vontade de quem se interessa em fazer.
6. Implante transdermal
Implante de aço cirúrgico (pode ser implante de bolinhas também) entre a gordura da pele e o músculo, onde metade do objeto fica exposto e metade fica para dentro da pele. Também pode ser feito em diversas partes do corpo, dependendo da vontade de quem se interessa em fazer.
7. Surface
O objeto implantado é como se fosse uma “trave ao contrário”, onde as pontas ficam para fora da pele e a haste fica subcutânea. (dentro da pele)
Cuidados
Antes de mais nada, procure um profissional habilitado, de preferência especialista em body modification, ou ligado a algum sindicato da área.
* Em muitos estúdios, o cliente tem que preencher uma ficha atestando que está em boas condições clínicas, como uma precaução para que não haja nenhuma complicação futura para quem executa a “transformação”.
Certifique-se de que o local em que você fará a transformação corporal foi bem higienizado, e se os instrumentos cirúrgicos foram esterelizados corretamente. A higienização do ambiente é essencial para que não haja seqüelas.
O profissional costuma fazer um estudo de cada caso, para poder confeccionar um objeto de acordo com a anatomia da pessoa. O body moder não está autorizado a aplicar anestesia. Só aceite aplicação de anestesia se for feita por um anestesista profissional. Só é permitido no máximo a aplicação de uma pomada no local.
